Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Polícia mantém ações para acabar com 'farra' de traficantes na Zona Norte de Niterói

Treze acusados de tráfico envolvidos na 'guerra' por territórios na Zona Norte da cidade já foram presos. Criminosos tentam dar demonstração de poder, publicando informações e vídeo falso nas redes sociais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de maio de 2021 - 19:54
'Galo': do Santo Cristo: preso no último fim de semana
'Galo': do Santo Cristo: preso no último fim de semana -

Treze presos, armas e drogas apreendidas. Esse é o saldo registrado desde o início do plano de ações especiais montado pela polícia para tentar neutralizar os confrontos armados que vem ocorrendo em comunidades da Zona Norte de Niterói, envolvendo as facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP). Enquanto a polícia anuncia que a intensificação dessas operações vai continuar na região, os traficantes 'blefam' e tentam dar demonstrações de poder, 'plantando' falsas informações e imagens nas redes sociais. 

Os conflitos entre facções começaram a ocorrer no fim do mês passado, quando os 'chefões' do CV decidiram colocar em prática um plano de ações, com apoio de grupos da facção que agem em outras comunidades da Zona Norte. Segundo investigações da polícia, a Nova Brasília, na Engenhoca, e a Vila Ipiranga, no Fonseca, serviram como 'bases' para alojar grupos armados, por darem acesso direto à Coronel Leôncio, Coréia, Santo Cristo, Pimba e Palmeira, que antes do conflito, estavam sob  tutela do TCP. Os 'vermelhos', segundo investigações, conseguiram expulsar, inicialmente os rivais, que foram buscar reforço nas comunidades de Acari, no subúrbio do Rio, segundo investigações da 78ªDP (Fonseca).

No último fim de semana, um dos criminosos ligados ao CV matou com um tiro na cabeça, o morador e fotógrafo Thiago Freitas de Souza, de 32 anos, no Santo Cristo, após ele ter reclamado do som alto em um evento próximo à sua residência. O crime está sendo investigado por equipes da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG). No início da manhã do último domingo, (16), o TCP, com reforço do Rio, retomou o controle do Santo Cristo, da Coréia, do Pimba e da Palmeira, sendo que a Coronel Leôncio, ainda tem traficantes do CV, segundo denúncias chegadas à polícia.  

Fake -  Na noite de segunda-feira, os tiroteios voltaram a acontecer e curiosamente, as redes sociais foram ocupadas por criminosos do CV, que espalharam falsas notícias, dando conta que um traficante rival havia sido incendiado no Santo Cristo após ter sido capturado e morto. Um falso vídeo chegou a ser postado, com focos de chamas em um local que seria no Fonseca, mas o registro é de outro local. A 78ªDP não registrou nenhuma ocorrência e nenhuma denúncia chegou às autoridades.   

Segurança - Enquanto a polícia faz investigações para identificar os criminosos envolvidos no homicídio e nos conflitos armados, a PM informou que vai manter o plano especial na Zona Norte de Niterói com objetivo de prender criminosos, apreender armas e drogas, além de fazer a retirada de barricadas na região. O 12ºBPM (Niterói) vem empregando ações ostensivas desde o último dia 7, com apoio de forças de batalhões especiais da corporação.

Prisões - Na manhã desta quarta-feira (19/05), os PMs prenderam três acusados de tráfico e apreenderam um fuzil, uma pistola e munições na localidade conhecida como Arena, na comunidade Nova Brasília, na Engenhoca. No último dia 12, os militares conseguiram prender seis criminosos portando quatro pistolas, uma granada, quatro rádios comunicadores e entorpecentes. As duas ocorrência foram registradas na 78ª DP. Todos os presos são ligados ao 'CV'. 

'Galo' -  Já no último domingo, um homem identificado como Galo e apontado como o líder da venda de drogas no Santo Cristo foi preso quando voltava da comunidade de Acari para reassumir o comando da quadrilha do TCP na comunidade de Niterói. ele estava em um carro de passeio, onde foram encontrados uma pistola e certa quantidade de maconha, além de grande quantidade de material para embalar drogas.  

 Três presos - Dois maiores e um acusado de tráfico foram presos, e um menor apreendido, na tarde dessa quarta-feira, na Alameda São Boaventura, na Zona Norte de Niterói, após denúncias chegadas aos policiais do 12ºBPM (Niterói). Os três vieram de táxi do Complexo da Maré, na Zona Portuária do Rio, e iriam reforçar a segurança na comunidade do Santo Cristo para garantir a manutenção do TCP no local. A ocorrência foi registrada na 76ªDP (Niterói).

Matérias Relacionadas