Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Fim do 'cangaço' em SG: mais um integrante do 'Bonde do Lampião' morre em confronto com a polícia

Em outra ação, dois homens do mesmo bonde também morreram

Escrito por Renata Sena | 07 de abril de 2021 - 10:37
Polícia apreendeu um fuzil 762 municiado
Polícia apreendeu um fuzil 762 municiado -

Em mais uma ação no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, um homem, identificado como Francisco Mauro Lopes Junior, de 30 anos, morreu depois de trocar tiros com policiais militares do 7° BPM (São Gonçalo), na manhã desta quarta-feira (07). Com ele, a polícia apreendeu um fuzil 762 municiado. 

O acusado, é oriundo do Ceará, e foi identificado como segurança do "Bonde do Lampião". Grupo criminoso ligado ao Comando Vermelho. 

Segundo investigações, o "Bonde do Lampião" veio para São Gonçalo no início do ano para reforçar uma disputa territorial entre traficantes de diferentes facções na Vila Candosa, também da cidade metropolitana do estado. 

Como recompensa por participarem da "guerra", os líderes do grupo ganharam gerência e domínio sobre bocas de fumo de comunidades em São Gonçalo. 

"Como eles consideram o Salgueiro o ponto de segurança deles, eles colocamos soldados para atuarem nas bocas de outras favelas e ficam abrigados no Salgueiro. Uma boa parte dos criminosos voltaram para o Ceará,  mas quem ganhou destaque ficou por aqui", explicou um policial. 

O suspeito morreu durante uma troca de tiros com policiais do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do 7°BPM (São Gonçalo).  Ação aconteceu na localidade da Balança. 

O homem chegou a ser socorrido para o Hospital Estadual Alberto Torres,  no Colubandê. Mas já chegou na unidade sem vida. 

O Bonde

Alvos prioritários da Polícia Civil do Ceará, os criminosos  José Erasmo de Sousa Filho, vulgo Erasmo, e Carlos Menezes Bezerra, vulgo Carlinhos, possuíam mandados de prisão em aberto e eram apontados como líderes do Comando Vermelho no Nordeste. Os dois foram mortos nesta terça-feira (6) em uma operação realizada pela Polícia Civil no Complexo do Salgueiro. 

Erasmo era apontado como a maior liderança em liberdade da “Tropa do Lampião” ou “Bonde do Fantasma”, responsável pelo tráfico de drogas, além de inúmeros homicídios e roubos em regiões do Ceará, de acordo com as informações da DRACO e do DHPP do Ceará.

Também é atribuída a Erasmo a gravação de um vídeo com grande quantidade de fuzis, pistolas e granadas, bem como com trajes camuflados, exaltando a organização criminosa e ameaçando dominar o Estado do Ceará e a cidade de Fortaleza. O vídeo viralizou nas mídias sociais e pelo WhatsApp nos últimos meses.

Your browser doesn't support HTML5 video.

 

Foram apreendidos durante a operação: dois fuzis, pistolas, diversos carregadores e munições, grande quantidade de tabletes de drogas e, ainda, vários trajes camuflados conhecidos como roupas “GHILLIE” utilizados pelos narcotraficantes para se esconderem em regiões de mata.

O caso está sendo registrado na 73°DP (Neves).

Matérias Relacionadas