Exclusivo: Saiba como 'Rabicó' usa comunidades do Salgueiro como 'hotel' do tráfico em SG

Área bucólica próxima da Baía de Guanabara é a preferida pelo 'CV' para esconder criminosos. 'Hello Kitty, 'Vinte Anos'',Tiquinho do Viradouro', 'Faustão, 'DT' e 'Doca' estão entre 'hóspedes'

Escrito por Redação 08/04/2021 08:00, atualizado em 07/04/2021 19:44
'Rabicó' seria última palavra na  hierarquia, que tem 'Marcinho' como 'O1'
'Rabicó' seria última palavra na hierarquia, que tem 'Marcinho' como 'O1' . Foto: Arte/OSG

Os resultados das ações montadas pelas Polícia Civil e Militar no Complexo do Salgueiro, na última terça-feira (6), e hoje (7) confirmam uma velha prática que vem sendo adotada pelas lideranças do Comando Vermelho (CV) no Estado do Rio: a de fazer daquele local uma espécie de 'hotel' para 'hospedar' criminosos dessa facção, considerada como a maior em atuação no território fluminense. Muito mais do que uma simples 'gentileza' ou 'troca de favores', a prática engloba necessidades variadas. Além de criminosos do Nordeste brasileiro encontrados no local nas últimas horas, a lista inclui outros frequentadores, ou 'hóspedes' do 'primeiro time' da facção de Niterói e até da capital, Rio de Janeiro. 

"Normalmente recebe autorização para ficar lá alguém que represente grandes captações financeiras para a facção e tenha que ficar 'guardado' com segurança para não interromper esse processo", afirmou um graduado policial envolvido no trabalho de investigação na quadrilha liderada por Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, 55, tido pela polícia como o líder do Complexo do Salgueiro e um dos mais antigos membros do Conselho Permanente do CV, com estreitas ligações com Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, do Complexo do Alemão, apontado atualmente como o '01' da facção.

VP, mesmo encarcerado há anos no presídio de Segurança Máxima de Catanduvas, no Paraná, ainda consegue, segundo informações de setores de inteligência da polícia, controlar todas as atividades e estabelecer demandas entre as lideranças, não apenas no Estado do Rio, mas também de outras regiões do país.    

  

Polícia 'fecha cerco a 'Rabicó: nova imagem
Polícia 'fecha cerco a 'Rabicó: nova imagem | Foto: Divulgação
 

As investigações da polícia mostram que até pessoas da capital, ligadas à chamada 'linha de frente' na hierarquia do CV e 'parceiros de Rabicó' na 'administração' do Complexo do Salgueiro, tem o hábito de se esconder lá. Entre eles está Ricardo Severo, de 41 anos, o Faustão, do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, que ganhou mais espaço no Conselho Permanente do CV, com  morte, em setembro do ano passado, de Elias Firmino da Silva, o Elias Maluco, apontado como o mandante da morte do jornalista da TV Globo, Tim Lopes, em 2002, durante uma reportagem sobre a utilização de menores no tráfico de drogas.

Elias se suicidou no presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná, após cair em profunda depressão por se sentir preterido na chamada 'linha de comando' do 'CV' no território fluminense. Antes de se matar, ele deixou uma carta, explicando os motivos que o levaram a acabar com a própria vida, se enforcando com as roupas de cama existiam em sua cela.   

Outro 'turista' da cúpula da facção 'vermelha' que participa ativamente das decisões no Salgueiro é Edgar Alves de Andrade, o Doca, de 51, que estaria chefiando o tráfico de drogas no Morro do São Simão, em Queimados, na Baixada Fluminense por causa das constantes operação da polícia no Complexo do Alemão, em Bonsucesso, de onde é oriundo. Já foi flagrado em escutas telefônicas em conversas com os 'cardeais' da facção e a polícia tem uma foto de conversa, em videoconferência, com Faustão.  

Cria - Além de Faustão e Doca, Rabicó, segundo a polícia, tem plena confiança em Rafael Teixeira Guimarães Peixoto, o Funil, de 32, que por ser 'cria' daquele local, é visto com respeito pelos 'gerentes' que estão abaixo da cúpula na cadeia hierárquica local para a exploração do tráfico, instalação de serviços de 'gatonet, 'taxas' para o trabalho de motaxistas, entre outras 'atividades'. Segundo levantamentos da polícia, a chamada 'base' de atuação do CV não engloba apenas o Salgueiro, mas também outras regiões bastante populosas, como o Jardim Catarina e a Trindade, que podem gerar um lucro de até R$ 1 milhão em apenas um mês. 

'Vinte Anos', 'Hello Kitty', 'DT', 'Fat Family', 'Erasmo' e 'Tiquinho já se esconderam em SG
'Vinte Anos', 'Hello Kitty', 'DT', 'Fat Family', 'Erasmo' e 'Tiquinho já se esconderam em SG | Foto: Arte/OSG
 

Salgueiro: Área quase 10 mil habitantes com saídas por terra e mar

'Hotel' - A localização geográfica e as características naturais explicam por quê o Salgueiro é tão usado para 'esconder' aqueles que são muito procurados, ou 'pedidos', como se diz no jargão policial. Com grandes áreas naturais, com proximidade com a orla da Baía de Guanabra e muitas ruas sem nenhuma pavimentação, o local, por esse motivo, além manter os 'hóspedes' quase 'invisíveis' em residências com muros altos em locais pouco habitados, também proporciona pontos de fuga por terra e mar. 

Segundo investigações de setores de inteligência das Polícias Civil, Militar e da Polícia Federal, já passaram ou têm usado como esconderijo o Hotel Salgueiro, entre outros, Rayanne Nazareth Cardoso da Silveira, a 'Hello Kitty', 21, e Alessandro Luiz Vieira Moura, o Vinte Anos, de 23, seu 'chefe' na comunidade Nova Grécia, em Tribobó, SG. Os dois também gozam de grande confiança de Rabicó, e há denúncias de que são vistos com frequência no compledo de comunidades. 

Hello Kitty e Vinte Anos entre outras missões, como ex-integrantes da facção Amigos dos Amigos (ADA), ajudaram, segundo investigações, a articular a união dessa facção ao CV, que culminou com a conquista dos Complexos da Alma, entre o bairro Almerinda e o Coelho, e do Jóquei, no mês passado. 

Niterói - As 'visitas' em busca de esconderijos seguros  também incluem Marcos Patrick da Silva Aquino, 30, o Tiquinho ou Putão, apontado como um dos responsáveis pelo tráfico de drogas no Viradouro, Areal, em Santa Rosa, e da Grota, em São Francisco, que fugiu do local, junto com outros colaboradores.

No caso de Niterói, a decisão de 'alojar' os criminosos em 'SG" foi adotada no ano passado, por causa da implantação do plano de ocupação permanente montado pela Polícia Militar nessas comunidades e no Morro do Zulu, também em Santa Rosa, que englobou até a instalação de duas cabines blindadas na Estrada da Garganta. A polícia tem informações que Tiquinho também estaria se escondendo em outras comunidades da Região Oceânica de Niterói. 

'DT' é apontado como mandante da morte de Bianca
'DT' é apontado como mandante da morte de Bianca | Foto: Arte/OSG
 

Outro que teve a confirmação de ter se 'hospedado' no Salgueiro é Dalton Luiz Vieira de Sant’Ana, o DT, 31 anos, acusado de ter matado a jovem Bianca Lourenço, de 24, na favela Kelsons, na Penha, em janeiro deste ano. Segundo investigações da Delegacia de Homicídios da Capital, ele não se conformava com o fim do relacionamento com a jovem e após o assassinato, DT determinou que o corpo da vítima fosse retirado do local. Bianca foi encontrado morta na orla da Ilha do Governador. 

Segundo informações da polícia, 'DT' estava refugiado em uma casa no Conjunto da Marinha, área próxima a Itaóca, e adjacente à Baía de Guanabara, onde mora sua ex-esposa. No quintal de sua casa, foi encontrada uma mochila com drogas. Dentro de uma bíblia que estava no quarto da jovem, foram achados ainda a identidade, CPF e um cartão bancário de Dalton, o que comprovaria sua passagem pelo Salgueiro. A mulher foi presa e ele está foragido.  

'Bonde do Lampião' teve três 'baixas para a polícia nas últimas horas 

Na mesma região onde se escondia DT, foram mortos dois acusados de integrar a cúpula do Bonde do Lampião, como é conhecida também a ala ligada ao CV que age nos Estados do Recife e do Ceará, no Nordeste Brasileiro. José Erasmo de Sousa Filho, vulgo Erasmo, e Carlos Menezes Bezerra, vulgo Carlinhos, agiriam no segundo estado e segundo investigações, compunham o comando do grupo que chegou a SG com a missão de também ajudar a quadrilha de Rabicó a conquistar os Complexos da Alma e da Dita, no mês passado. 

O Bonde do Lampião perdeu outro integrante na manhã dessa quarta-feira (7) durante operação de policiais do 7ºBPM (São Gonçalo),  Francisco Mauro Lopes Junior, de 30 anos, morreu depois de trocar tiros com os militares. Ele é apontado como segurança de Erasmo. Com Francisco, a polícia apreendeu um fuzil 762 municiado. 

Ligações antigas - As relações do Bonde do Lampião com Rabicó são antigas e começaram quando ele ainda estava em liberdade, e costumava se refugiar em Pernambuco. Tido como inteligente e bem articulado,  conseguia controlar o tráfico no Salgueiro à distância, morando com a família em Mamanguape, naquele estado, apresentando-se como empresário do setor de reciclagem. Preso em 2008, foi colocado em liberdade condicional no fim do ano retrasado e tem contra si um mandado de prisão, sob acusação de comandar um roubo  de cargas em SG.            

Fat Family -  Outro traficante que 'passou' pelo Salgueiro foi Nicolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, de 28 anos, apontado como líder do tráfico de drogas no Morro Santo Amaro, no Catete, no Rio, e morto em setembro de 2016, em uma grande ação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil em Itaóca, uma das oito comunidades que compõem o Salgueiro, em ação semelhante a que provocou a morte de dois líderes do tráfico do Ceará, na última terça-feira.   

O Disque Denúncia recebe informações sobre foragidos da Justiça nos seguintes canais de atendimento:

Zap do Portal dos Procurados: (21) 98849-6099

(21) 2253 1177 ou 0300-253-1177

APP "Disque Denúncia RJ"

Facebook/(inbox): https://www.facebook.com/procuradosrj/,

https://twitter.com/PProcurados (mensagens).

O Anonimato é Garantido. 


'Rabicó' seria última palavra na  hierarquia, que tem 'Marcinho' como 'O1'
'Rabicó' seria última palavra na hierarquia, que tem 'Marcinho' como 'O1' . Foto por Arte/OSG
'Vinte Anos', 'Hello Kitty', 'DT', 'Fat Family', 'Erasmo' e 'Tiquinho já se esconderam em SG
'Vinte Anos', 'Hello Kitty', 'DT', 'Fat Family', 'Erasmo' e 'Tiquinho já se esconderam em SG. Foto por Arte/OSG
Polícia 'fecha cerco a 'Rabicó: nova imagem
Polícia 'fecha cerco a 'Rabicó: nova imagem. Foto por Divulgação
'DT' é apontado como mandante da morte de Bianca
'DT' é apontado como mandante da morte de Bianca. Foto por Arte/OSG
'Erasmo': integrante do 'Bonde do Lampião', no Ceará
'Erasmo': integrante do 'Bonde do Lampião', no Ceará . Foto por Divulgação

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas