Presídio de PMs em Niterói tinha academia, DVD e até churrasqueira

Regalias foram constatadas durante vistoria realizada na unidade, na manhã de ontem
Foto: Alex RamosAcademia, uma churrasqueira e até presos soltando pipas. Estas foram algumas das regalias encontradas, na manhã de ontem, durante uma vistoria no Presídio Vieira Ferreira Neto, no Fonseca, em Niterói, onde atualmente funciona a Unidade Prisional da Polícia Militar.
A ação foi desencadeada pela Vara de Execuções Penais (VEP) e pelo Ministério Público, com apoio da Corregedoria Interna da Polícia Militar. De acordo com o juiz titular da VEP, Eduardo Oberg, que comandou a operação, foram apreendidos 15 celulares, 37 facas, uma churrasqueira elétrica, dois aparelhos de DVD, R$ 5 mil em espécie e duas tendas. Segundo o magistrado, a maior parte do material irregular estava fora das celas, em espaços comuns do presídio. No total, foram revistadas 122 celas, em cinco horas.
Dois celulares apreendidos foram encontrados dentro de restos de uma feijoada, que foi servida aos presos na segunda-feira. No livro de controle interno da penitenciária, que também foi recolhido, um inspetor relatou que os policiais presos foram flagrados soltando pipa no pátio.
A vistoria mobilizou cerca de 140 agentes, que fizeram revista pessoal em cada um dos internos. O Presídio Vieira Ferreira Neto abriga atualmente mais de 200 PMs que foram transferidos do antigo Batalhão Especial Prisional (BEP), em Benfica, interditado no início de outubro após a juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza ser agredida durante uma vistoria surpresa.