Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Moradores de Vista Alegre sofrem com a expansão do tráfico de drogas

'Bocas de fumo' foram espalhadas por diversas vias

relogio min de leitura | Escrito por Renata Sena | 15 de fevereiro de 2021 - 09:06
Barricadas impedem o direito de ir e vir
Barricadas impedem o direito de ir e vir -

Com o tráfico de drogas ganhando cada vez mais espaço, moradores de diversos bairros de São Gonçalo estão narrando a sensação de que a "casa mudou de lugar". Se antes moravam num local calmo e seguro, com impostos e serviços básicos chegando na porta, atualmente a vida no asfalto se confunde com a vida na comunidade, onde quem manda também é o poder paralelo. 

Moradores de Vista Alegre estão vivendo essa nova realidade há algum tempo. "Depois que trocou o chefe do tráfico dos Predinhos do Mundel, como é  conhecido o Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida, nossa vida virou um inferno. Ele trouxe as bocas de fumo para fora. Colocou em vários pontos do bairro e, para isso, fechou as ruas com barricadas. Não podemos entrar e sair de casa com carro. Estamos refém deles, mesmo sem morar nas comunidades onde eles dizem serem os donos", contou um morador do bairro. 

De acordo com denúncias encaminhadas ao OSG, moradores da Rua Ministro Churchil estão convivendo com uma "boca de fumo" no portão de casa. 

"Eles colocaram barricadas fixas e montaram a boca. Se algum carro tenta passar sem ligar o alerta eles colocam a arma na cara do morador. Ameaçam! Estamos vivendo aqui o que nunca vivemos antes. Já estamos desesperados", desabafou outro morador do local, também através de denúncia.

A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o comando do 7ºBPM (São Gonçalo) emprega seu efetivo no policiamento em viaturas,  motocicletas e a pé diuturnamente. Vale ressaltar que ações pontuais são realizadas rotineiramente com o objetivo de reprimir criminosos na área de atuação do batalhão.

O resultado dessa estratégia apresentou a redução de índices de criminalidade importantes. De acordo com dados reunidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), na região do 7ºBPM, no período de janeiro a dezembro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019, houve queda em diversas modalidades criminosas como 52.1% no roubo a transeunte, 56.5% no roubo a estabelecimento comercial e 48.5% no total de roubo.

A Polícia Militar ressalta que é de suma importância que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia 2253-1177 ou, para casos urgentes, através de nossa Central 190. Os registros em delegacias também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada. 

Matérias Relacionadas