Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down Euro down
Search

Exclusivo: saiba quem é 'TH' o 'super-herói do mal' que ajudou 'Pai' a vencer 'guerra do pó' em SG

Articulações entre líderes do 'TCP' são estreitas e já envolveram negociação para ida de '3N' ao grupo em 'guerra' contra o 'CV'

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de fevereiro de 2021 - 17:38
No Complexo da Maré, traficantes costumam se vestir de super heróis para agradar moradores no Dia das Crianças. 'TH' , amigo de 'Pai', é um deles
No Complexo da Maré, traficantes costumam se vestir de super heróis para agradar moradores no Dia das Crianças. 'TH' , amigo de 'Pai', é um deles -

Amigo é amigo, até mesmo no submundo do crime.  E foi, segundo a polícia, essa grande ligação afetiva, associada a negócios nada louváveis, mas muito lucrativos, que fizeram Thiago Folly, o TH, de 23 anos, apontado pela polícia como um dos principais 'chefões' do tráfico da Maré, conjunto de comunidades em Bonsucesso, na Zona Portuária do Rio, a ajudar o 'parceiro' André Luis dos Santos Affonso, o Pai, a retomar as regiões que compõem o Complexo da Alma, na Amendoeira em São Gonçalo. Tudo sob a bandeira do Terceiro Comando Puro, TCP mesma facção onde os dois atuam há alguns anos. 

TH é um velho conhecido da polícia. Apesar de pouco mais de vinte anos, sua ficha é extensa e acumula nada menos do que dez mandados de prisão. Responsável pelo 'comando' da venda de drogas em 11 das 16 favelas dominadas pelo TCP na Maré, TH, segundo a polícia, tem ligações pacíficas com os outros 'chefões' daquele local, mesmo sendo eles de outra facção, o Comando Vermelho (CV). E o convívio é tão homogêneo a ponto de todos dividirem, há alguns anos, um hábito, no mínimo curioso, para alegrar e agradar as famílias que convivem em condições miseráveis do local: fazer um desfile em carro aberto fantasiados como super heróis.      

Ter registrado, através de fotos, de um dos 'desfiles' dos 'heróis do mal' custou a vida do guarda municipal William Mendes de Oliveira, na manhã do Dia das Crianças, em Outubro, de 2013. A divulgação das imagens, de todos os 'chefões' do tráfico em uma caminhonete estilizada preta, vestidos como Batman, Hulk, Homem de Ferro, Capitão América e até o urso Pohh, fez com que os traficantes fizessem uma grande investigação na Maré para identificar o autor. Dias depois, após ter sido descoberto, o guarda confessou, sob tortura, ter feito os registros. 

Wiliam teve o corpo destruído por dezenas de tiros de fuzil. Através de investigações da 21ªDP (Bonsucesso) o caso foi esclarecido e TH estava entre os acusados que tiveram mandados de prisão expedidos. E até hoje, segundo investigações da polícia, continua 'dando as cartas' no Complexo da Maré. 

Imagem ilustrativa da imagem Exclusivo: saiba quem é 'TH' o 'super-herói do mal' que ajudou 'Pai' a vencer 'guerra do pó' em SG
 

As ligações de 'TH' e pai são antigas. Foi nesse conjunto de favelas, por exemplo que o traficante Thomas Jhayson Vieira Gomes, o 3N e seus principais colaboradores permaneceram algum tempo, após terem deixado o Salgueiro, em São Gonçalo, após uma mal sucedida tentativa de 'golpe de estado' no comando de Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, apontado como um dos 'conselheiros' do CV

Segundo levantamentos da Divisão de Homicídios de Niterói, Itaboraí e São Gonçalo (DHNISG), Pai foi quem avalizou toda a costura para a mudança de facção, e chegou a dar guarida a 3N e seu grupo em algumas ocasiões durante sucessivas tentativas de ampliar os domínios do TCP em São Gonçalo. Thomas Jayson e cinco colaboradores morreram em um sítio, em Cabuçu, Itaboraí, durante operação da polícia, seis meses depois da saída do CV,  em novembro de 2019. A boa relação e a confiança entre TH e Pai deve-se ao fato de o segundo acusado ser oriundo do Complexo da Maré, segundo investigações de policiais da delegacia de Bonsucesso.  

Levantamentos da polícia apontam que as ligações entre Pai e TH continuam estreitas, e também foram fundamentais para evitar que os traficantes de várias comunidades controladas pelo Comando Vermelho em São Gonçalo e Niterói conseguissem expulsar o TCP das comunidades que compõem o Complexo da Alma, e dominassem o único reduto da segunda facção em São Gonçalo. E não é para menos: os 'negócios' com a venda de drogas, exploração de canais clandestinos de TV e faturamento com a vendas de bebidas em bailes funks no Complexo da Alma, renderiam até R$ 200 mil por mês. Nesse 'negócio' de grandes amigos, há também grandes lucros na Maré, pois todas as drogas vendidas em SG, segundo a polícia, são compradas no Rio de Janeiro.  

Retomada - Segundo investigações da polícia, o CV até chegou a ficar durante alguns dias no conjunto de favelas, no mês de dezembro de 2020, mas o fornecimento de 'soldados', armamentos e munições vindos da Maré, associado ao grande conhecimento do território, fizeram com que o TCP voltasse ao local. Nos últimos trinta dias, a polícia não tem registros de novos confrontos entre facções em São Gonçalo. Segundo setores de inteligência da polícia, comenta-se que por esse 'favor', Pai deve muita gratidão a TH, o 'super herói do mal', do Complexo da Maré.  

Denúncias - Quem quiser fazer denúncias sobre o tráfico de drogas no Estado e informar sobre a presença de criminosos foragidos, deve ligar para o seguintes canais de atendimento:

Matérias Relacionadas