Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Dia D da campanha de vacinação acontecerá amanhã

Crianças e adolescentes até 15 anos podem atualizar as cadernetas de vacinação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de outubro de 2020 - 21:10
Imagem ilustrativa da imagem Dia D da campanha de vacinação acontecerá amanhã

Neste sábado (17), crianças e adolescentes menores de 15 anos terão a chance de atualizar suas cadernetas de vacinação, visto que será realizado o Dia D. Esta data é uma estratégia criada pelas autoridades de saúde, com o intuito de que as pessoas tenham acesso a todas as vacinas do calendário nacional. De acordo com a pasta, o combate a febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, hepatites A e B e entre outras doenças, podem ser controladas graças a campanha.

Os postos de saúde serão adaptados para que não haja contaminação da covid-19, seguindo todas as restrições e orientações do distanciamento social, com a higiene das mãos, uso de álcool gel, luvas e máscaras, segundo nota postada pelo Ministério da Saúde (MS). A participação do Programa Nacional de Imunizações (PIN) no Dia D está confirmada e contará com a doação de 18 vacinas para as crianças e adolescentes.

Segundo a MS, poucas pessoas tem se vacinado nos últimos anos. Fato que causa problemas na eliminação de doenças que já haviam sido controladas. Conforme informações do ministério, 7,7 milhões de crianças e adolescentes menores de 15 anos, não foram vacinados contra a febre amarela no ano passado. Em relação a Hepatite B, aproximadamente 24,8 milhões dessa faixa etária também não se vacinaram.

A MS destaca que no último dia 5 até o dia 30 de outubro, acontecerá mais de 40 mil postos de saúde em todo o país a vacinação ao combate a poliomielite. A perspectiva criada é cerca de 11 milhões de crianças entre 1 a 5 anos de idade tomando a vacina oral contra a poliomielite (VOP), desde que tenha recebido as três primeiras doses da vacina inativa da poliomielite (VIP). A intenção do ministério é vacinar 95% das crianças. Para vacinar crianças de 11 meses e 29 dias é necessário seguir as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a VIP.

Matérias Relacionadas