Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,4706 | Euro R$ 6,3092
Search

Prefeito reinaugura praça

Área de lazer recebe nome de Washington Dutra Costa, antigo morador de Santa Luzia

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de setembro de 2015 - 21:55

Os três filhos de Washington estiveram na reinauguração da praça de Santa Luzia na manhã de ontem

Foto: Alex Ramos

Por Macela Freitas

A reinauguração de uma praça em Santa Luzia, São Gonçalo, foi marcada por uma justa homenagem na manhã de ontem. A área pública de lazer recebeu o nome do inspetor de alunos Washington Dutra Costa, que viveu no bairro por 46 anos. Os filhos Fabio, Maxuel e Wallace Dutra fizeram questão de comparecer a homenagem, que contou ainda com a presença do prefeito Neilton Mulim, do deputado Nivaldo Mulim, vereadores e secretários de diferentes pastas.

O desembargador Fábio Dutra, filho de Washington, falou da importância da homenagem. “É uma alegria muito grande saber que o trabalho e vida de um homem, que viveu neste bairro por mais de 40 anos, foi reconhecido. Uma homenagem deste tipo é fantástica. Meu pai era uma pessoa especial. Se preocupava muito com a família e com a formação dos filhos e preparo da vida adulta. Meu pai faleceu, aos 84 anos, mas feliz por ter preparado sua família a caminhar com as próprias pernas. Nossa família está muito feliz com esta homenagem”, contou.

O doutor em engenharia mecânica e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maxuel Dutra, explicou que o pai queria que os filhos tivessem um lugar para estudar. “Quando meu pai se mudou para São Gonçalo, eu tinha 7 anos e o Fábio, 10. O Wallace nasceu quando já estávamos aqui. Meu pai trabalhou muito para dar educação aos filhos. Esse reconhecimento é muito importante. Estamos muitos felizes com tudo isso”, disse.

O único filho nascido em São Gonçalo, o advogado Wallace Dutra, estava muito emocionado com a homenagem. “É uma alegria muito grande viver este momento. Meu pai foi um homem que sempre lutou pelas melhorias desse lugar”, afirmou.

O prefeito Neilton Mulim contou que conheceu Washington no Colégio Municipal Estephânia de Carvalho, no Laranjal, onde lecionava. “Já reinauguramos diversas praças, mas não pude comparecer a nenhuma delas. Desta vez, eu fiz questão de estar aqui pelas boas lembranças que tenho do seu Washington. Tínhamos uma relação de amizade sincera. Sempre conversávamos muito nos intervalos das aulas. Nós éramos amigos, embora a diferença grande de idade.

Quero agradecer a família por ter nos autorizado a nomear essa praça. Para nós, é uma honra muito grande”, afirmou.

A Praça Washington Dutra Costa recebeu nova pintura, paisagismo, novos brinquedos, iluminação reforçada, grades e pavimentação no entorno. Nove praças estão passando por revitalização e devem ser reinauguradas em breve na Madama, Venda da Cruz, Santa Catarina, Barro Vermelho, Paraíso, Mangueira, Coroado, Califórnia e Antonina. Outras 32 praças já foram reinauguradas e a expectativa da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo é que as 106 praças distribuídas pela cidade passem por melhorias.

Perfil

Washington Dutra Costa saiu de Santo Antônio de Pádua, no noroeste do Estado do Rio, em 1966.

Deixou a cidade natal em busca de educação para os filhos. Com a esposa Sebastiana Rigues da Costa, a Tininha, de 82 anos, resolveu estabelecer residência em Santa Luzia e criar os filhos.

Washington faleceu em 2012, aos 84 anos, vítima de problemas cardíacos, mas durante sua trajetória ajudou no progresso do bairro que ele considerava o melhor lugar para se viver.

Após aposentado e tendo condições de deixar o bairro, o inspetor de alunos não quis se mudar e continuou no local com a esposa. A homenagem a Washington a deixou bastante emocionada, tanto que ela não conseguiu comparecer à solenidade

.

Matérias Relacionadas