Hospital das Freiras está sem telefone há três meses

Contas de telefone do hospital estão pagas, mas não há serviço
Foto: Luiz NicolellaPor Marcela Freitas
Há três meses, quem liga para o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças (Hospital das Freiras), no Pacheco, em São Gonçalo, escuta a seguinte mensagem: “Telemar – temporariamente este telefone não está recebendo chamadas. Estamos providenciando o reparo”. A mesma mensagem é dita desde o dia 28 de abril, quando os números 2701-3923 (recepção do Pronto Atendimento–Sus) e 2701-2951 (recepção do ambulatório popular) são solicitados por possíveis pacientes. Estas duas linhas são os principais canais de comunicação da unidade de saúde com a população.
De acordo com o administrador da unidade, Nathan Steinberger, sem os telefones, muitos pacientes precisam se deslocar até a unidade para buscar informações de atendimentos e alguns desistem, acreditando que os serviços foram interrompidos.
“Já fizemos inúmeras solicitações de reparo. Estes telefones são usados pela população em busca de informação. Já perdi a conta de quantas vezes foi prometido reparo para estas linhas. Até o momento, não tivemos nenhuma resposta concreta da Oi”, disse.
Ainda segundo Nathan, sem o canal de comunicação, o número de consultas tem diminuído, o que causa um grande prejuízo financeiro para a unidade. “É preciso deixar claro que a unidade continua atendendo a diversas especialidades”, contou.
Apesar dos telefones estarem indisponíveis, as contas continuam sendo pagas. O hospital estuda entrar com uma medida judicial contra a empresa de telefonia. “As contas são pagas em dia através do débito automático. Não há razão para uma demora tão grande no atendimento. O hospital está desde abril com as linhas mudas. Isso é um absurdo”, reclamou.
A assessoria de imprensa da Oi foi procurada, mas não deu retorno até o fim desta edição.