‘Cidade Limpa’ em nova fase
Prefeitura passa a agir dentro dos bairros para conscientizar população sobre descarte do lixo

Iniciada há um mês, ação fez com que a coleta batesse recorde, com aumento de 5 toneladas de lixo
Foto: DivulgaçãoFoi iniciada ontem, na Praça da Trindade, no bairro de mesmo nome, a segunda fase da operação Cidade Limpa. O objetivo é conscientizar comerciantes e moradores da importância de não se jogar lixo nas calçadas e nem colocar as lixeiras na rua fora do horário de coleta.
“Passamos agora a agir dentro dos bairros, sem esquecer as ações nos corredores viários, onde se concentram em sua grande maioria os comércios que continuam sendo fiscalizados, como nas residências”, ressaltou o secretário de Governo, Comunicação Social e Posturas, Sandro Almeida.
No início do mês, o secretário já havia se reunido com ambulantes que atuam na Praça da Trindade. Na ocasião, foram debatidas sugestões para acabar com irregularidades e foi reforçado o aviso sobre horário e local indicados para descarte do lixo. Durante a reunião foram definidas ainda a instalação de dois conineres e a formação de uma comissão para repassar as demandas dos ambulantes e a atuação de ordenamento no entorno da praça.
Na semana seguinte, os contêineres foram instalados com o objetivo de organizar o lixo noturno. Os representantes dos ambulantes acompanharam a instalação e receberam cópia das chaves. Os funcionários da subsecretaria de Parques e Jardins e os varredores da praça também têm acesso aos contentores de lixo.
A operação Cidade Limpa completou um mês no último dia 27 de março e fez com que a coleta batesse recorde, atingindo um aumento de 5 mil toneladas de lixo retirado das ruas naquele mês. A primeira fase da concentrou ações de conscientização e fiscalização nos estabelecimentos comerciais e os fiscais da operação visitaram os terrenos abandonados, não edificados e sem muros localizados no município.
Fiscais continuam distribuindo adesivos e cartilhas no comércio e nas residências com informações sobre a coleta de lixo, informando os dias e horários que o caminhão fará a coleta.
No final de cada semana, Sandro Almeida reúne-se com o subsecretário de Infraestrutura e Urbanismo e coordenador dos departamentos de Limpeza e de Iluminação Pública, Pitter Miranda; o subsecretário de Ordenamento Urbano, Marcel Narcizo; a subsecretária de Parques e Jardins, Luciana Abreu; fiscais, representantes da empresa de recolhimento de lixo e integrantes da comissão que coordena a campanha. O objetivo é analisar o resultado das ações e realizar o planejamento das semanas seguintes.
Quem quiser denunciar pontos de acúmulo de lixo e fazer pedido para o recolhimento poderá entrar em contato com o disque-denúncia, através do número 2199-6345, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.