Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

SG acolhe deficientes em ‘residência inclusiva’

relogio min de leitura | Redação 17 de janeiro de 2016 - 21:03

O programa funciona em casa no bairro do Jardim Catarina

Foto: Divulgação

Um serviço pioneiro tem mudado a realidade de pessoas com deficiência e em situação de dependência familiar em São Gonçalo. Coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, o programa “Residência Inclusiva” é um serviço de acolhimento institucional, da proteção social especial de alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social, para jovens e adultos com idades entre 18 e 60 anos, que não dispõem de condições de autossustentabilidade ou de amparo familiar. A casa instalada no Jardim Catarina funciona 24 horas por dia, ininterruptamente, e atende sete usuários.

A unidade tem capacidade para atender até 10 pessoas e conta com uma equipe técnica especializada formada por 10 cuidadores, coordenador, assistente social, psicólogo e terapeuta ocupacional. Além desses serviços, os residentes participam de oficinas de música e artesanato e tem atendimento médico e odontológico.

Os sete usuários têm histórias de vida diferentes, porém se enquadram dentro do programa. A casa tem a aparência de uma residência comum, sem placa ou indicativo de que ali funciona um serviço de acolhimento. A unidade é montada com estrutura funcional de dormitórios, banheiros, sala de estar, cozinha, móveis e utensílios.

Matérias Relacionadas