Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,7967 | Euro R$ 6,2819
Search

Praias de São Gonçalo estão à deriva

Moradores lembram com saudade do tempo em que podiam mergulhar na orla gonçalense

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de novembro de 2015 - 20:57

Orla da Praia das Pedrinhas foi revitalizada pela prefeitura, mas qualidade da água é reprovada

Foto: Alex Ramos

Por Marcela Freitas

Enquanto os frequentadores de algumas praias de Niterói comemoram os bons índices de balneabilidade, o mesmo não pode ser feiro em São Gonçalo. As principais praias - da Luz, da Beira, de São João e Pedrinhas - ostentam o nada louvável “título” de reprovadas para o banho. De acordo com o biólogo ambiental Pedro Belga, presidente da ONG Guardiões do Mar, os níveis de poluição das praias de São Gonçalo estão muito acima do permitido.

“As praias em torno da Baía (de Guanabara) estão assoreadas pelo processo de degradação. São 50 grandes rios de 16 municípios que desembocam na Baía, trazendo muito lixo que contribui com esse assoreamento”, disse. Ainda de acordo com Belga, diferente das praias de São Gonçalo, a praia de Itacoatiara é banhada pelo oceano. “É natural que uma enseada desapareça com o passar dos anos. Mas nós aceleramos isso. Nossa escala é de 70 anos. O governo precisa cuidar? Sim, é verdade. Mas cada um de nós tem que fazer a sua parte. Essa é uma responsabilidade compartilhada”, afirmou.

Comerciante da Praia das Pedrinhas há 15 anos, José Vieira, de 63 anos, lembra com saudades de quando podia mergulhar no local. “Lembro de nadar aqui aos oito anos. Essa praia tinha muitos mariscos e saíamos com a sacola cheia. É uma pena ver esse mar poluído”, lamentou. Recentemente, a orla da Praia das Pedrinhas foi revitalizada pela prefeitura de São Gonçalo. As obras atraíram turistas, mas segundo o aposentado Alfredo Coelho, 74, se a água acompanhasse a beleza da orla seria mais atrativo. “Os bares e quiosques ficam cheios. Mas a paisagem não acompanha a beleza e cuidado da orla. Seria muito bom que o cenário mudasse”, contou.

A assessoria de imprensa do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) esclarece que a praia de Itacoatiara está na região oceânica da Baía, enquanto que as praias de São Gonçalo estão no fundo da Baía e têm menor renovação das águas. Para amenizar o problema, obras de implantação de sistema de coleta e tratamento de esgotos na bacia do Rio Alcântara estão em andamento.

Matérias Relacionadas