São Gonçalo reduz riscos de óbitos com dentistas em UTIs
Com o objetivo de manter a higiene bucal e a saúde do paciente durante a sua internação, a Secretaria de Saúde de São Gonçalo, através da Subsecretaria Municipal de Odontologia, mantém equipes compostas por cirurgiões dentistas e técnicos em saúde bucal na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Pronto Socorro de São Gonçalo (PSSG), no Zé Garoto. A medida - que completou um ano no último mês de agosto - obedece a lei 2.776/08, de autoria do prefeito Neilton Mulim, quando exercia mandato de deputado federal. O texto, que torna obrigatória a presença de dentistas em todas as UTIs, assim como em clínicas e hospitais públicos e privados onde haja pacientes internados, foi aprovado por unanimidade pelo Senado Federal, em outubro de 2013.
“Controlar doenças periodontais e outros problemas bucais contribui para a prevenção de infecções hospitalares, entre elas as respiratórias, e com isso reduz a 30% o risco de óbito”, ressaltou o subsecretário de Odontologia de São Gonçalo, Paulo Alberto Nascimento.
A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de infecções e sepse nas unidades de terapia intensiva e pode causar até pneumonia - doença responsável por 30% das mortes nesse ambiente.
“A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTIs. Uma vítima de atropelamento, por exemplo, pode ficar de 12 a 15 dias sem escovar os dentes. Um paciente entubado tem mais propensão a sofrer uma colonização do biofilme bucal por microrganismos patogênicos, especialmente respiratórios, e qualquer infecção na boca pode disseminar uma infecção em outro ponto do organismo”, explicou a dentista Patrícia Sá.