Bandeira azul do Peró, em Cabo Frio, será hasteada dia 11 de dezembro

A data foi anunciada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, o biólogo Mário Flávio Moreira

Enviado Direto da Redação


Para uma temporada inédita de 12 meses, a Bandeira Azul será hasteada na Praia do Peró, em Cabo Frio, no dia 11 de dezembro, às 11 horas, com a presença da coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi. Nas últimas duas temporadas, a bandeira ficou hasteada apenas no verão, mas agora ficará desfraldada durante um ano. Devido aos cuidados com a prevenção do coronavírus, a solenidade de hasteamento será simples para evitar aglomeração de público.

A data foi anunciada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, o biólogo Mário Flávio Moreira, que também assinou a certidão de inexigibilidade autorizando a Prolagos a levar água potável para os quiosques da orla do Peró. O documento, solicitado pela concessionária, condiciona a melhoria a projeto executivo de instalação de rede coletora de esgotos ao longo dos 600 metros do calçadão da orla.

“As concessionárias de água e de energia elétrica precisam da autorização do Meio Ambiente para realizar obras nas áreas de preservação ambiental, como é o caso do Peró. Com a certidão, a Prolagos está autorizada a estender a rede de água aos quiosques, mas precisa fazer a coleta do esgoto”, explicou Mário Flávio, acrescentando que mesmo na situação atual os resíduos não chegam à praia.

O secretário de Meio Ambiente disse que a temporada anual da Bandeira Azul foi possível porque atingiu-se o índice de 20 coletas de água, para análise em laboratório oficial, em um ano. Todas atestaram a qualidade da água do trecho certificado com a Bandeira Azul (área urbana do Peró). “A qualidade da água é a condição número um para que uma praia se candidate à Bandeira Azul. A água do Peró é excepcional”, afirmou.

No dia do hasteamento da Bandeira Azul serão apresentadas as novas trilhas interpretativas do Morro do Vigia, entre Peró e Conchas, no Parque Estadual da Costa do Sol (PECS). Com a colaboração de empresários locais, as trilhas serão sinalizadas e o trecho da praia com o selo Bandeira Azul ganhará a imagem do Formigueiro do Litoral, pássaro símbolo do PECS.

“As trilhas serão adotadas por guias. Todas foram mapeadas e passarão por ações de manejo antes do dia 11. A participação dos guias, pescadores, moradores e veranistas é fundamental para a conservação do local, que também receberá um projeto de arborização com espécies nativas”, disse o chefe do PECS, Ranieri Ribeiro.

Veja também