Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Praia do Peró, em Cabo Frio, vai hastear novamente a Bandeira Azul após as eleições

A temporada deverá iniciar excepcionalmente após o dia 16 de novembro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de outubro de 2020 - 19:28
A Bandeira Azul será novamente hasteada no Peró depois das eleições
A Bandeira Azul será novamente hasteada no Peró depois das eleições -

O Júri Internacional, reunido em Copenhague, na Dinamarca, aprovou a renovação do certificado de qualidade após avaliar as candidaturas das praias, marinas e embarcações de turismo de todos os países do hemisfério Sul.

Também foi aprovada a renovação da Prainha, no Rio, e, pela primeira temporada, a Praia da Reserva, na capital Fluminense. Por ter atendido as exigências do programa, especialmente em relação a qualidade da água, a renovação da Bandeira Azul na Praia do Peró pela primeira vez é anual (12 meses).

Por causa da pandemia, o hasteamento da Bandeira Azul em cada um dos destinos vai depender dos decretos que incidem sobre a área da praia ou marina. No Brasil, este ano, a temporada Bandeira Azul deverá iniciar excepcionalmente após o dia 16 de novembro, devido às restrições relativas ao processo eleitoral. Será uma temporada atípica, com novas regras e normas. O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mário Flávio Moreira, comemorou a renovação:

"É um orgulho, não somente para o meio ambiente de Cabo Frio, que mostra a nossa qualidade de água, condição principal para ter a Bandeira Azul, mas também para o turismo, com melhora qualitativa. Temos que desenvolver em Cabo Frio, principalmente no Peró, um turismo de qualidade voltado para o meio ambiente. É uma conquista de todos. Foram feitas todas as coletas de água exigidas pelo programa, o que nos garantiu a temporada plena da certificação. Ou seja, a Bandeira Azul ficará hasteada 12 meses", anunciou o secretário.

Para a secretária de estado de Turismo, Adriana homem de Carvalho, essa é mais uma importante conquista para o turismo fluminense. "A Bandeira Azul é de extrema importância uma vez que fortalece uma das principais regras do turismo: a sustentabilidade. O Estado do Rio de Janeiro tem uma riqueza natural expressiva, que atrai milhares de visitantes, principalmente os apaixonados pelo ecoturismo. Cabo Frio está de parabéns pela renovação da certificação e a praia da Reserva, na Capital, pela conquista inédita. Só temos a comemorar."

A coordenadora nacional do Bandeira Azul, Leana Bernardi, enviou mensagem a todos os responsáveis pelo programa em Cabo Frio, parabenizando-os pela conquista graças ao cumprimento dos critérios do programa. Ela observou que a Bandeira Azul não poderá ser hasteada em praias onde decreto municipal em vigor proíba a permanência de banhistas na faixa de areia.

"A notícia é maravilhosa. A Bandeira Azul é um antigo sonho. Com a temporada plena, esperamos que o poder público faça mais investimentos em campanhas de educação ambiental, não somente na praia como também nas escolas do Peró", disse Marcelo Valente, fundador do movimento Ondas do Peró.

Conheça os locais do Brasil aprovados para a temporada 2020/2021:

Praias

Renovação:

- Praia do Peró, Cabo Frio – RJ

- Praia do Tombo – Guarujá, SP

- Prainha, Rio de Janeiro – RJ

- Lagoa do Peri, Florianópolis – SC

- Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, Salvador – BA

- Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC

- Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC

- Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC

- Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC

- Praia de Guarajuba, Camaçari – BA

- Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC

- Praia de Mariscal, Bombinhas – SC

- Praia da Saudade – Prainha, São Francisco do Sul – SC

Primeira temporada:

- Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ

- Praia de Itacimirim, Camaçari – BA

- Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC

- Praia da Conceição, Bombinhas – SC

- Praia Grande, Penha – SC

Marinas

Renovação:

- Marina Costabella – Angra dos Reis, RJ

- Marinas Nacionais, Guarujá – SP

- ICSC, Florianópolis – SC

- Marina Kauai, Ubatuba – SP

- Tedesco Marina – B. Camboriú – SC

- Voga Marine, Ubatuba – SP

Matérias Relacionadas