Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Adolescente morre após contrair raiva em Angra dos Reis

Menino foi mordido por um morcego

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de junho de 2020 - 10:00
O jovem morreu vítima de raiva
O jovem morreu vítima de raiva -

Um adolescente, de 14 anos, morreu contaminado por raiva no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. O jovem se contaminou com a doença, após ser mordido por um morcego, no final de janeiro. Após o caso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitiu um alerta sobre a situação para os municípios do Rio.

Essa foi a primeira morte da doença no estado desde 2006. Segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o jovem não recorreu à uma unidade de saúde para tomar as doses da vacina antirrábica corretamente. O adolescente foi mordido pelo morcego ainda no final de janeiro, mas só demonstrou os sintomas da doença no dia 22 de fevereiro. O adolescente, então, foi internado no dia 7 de março. Após cinco dias internado, o jovem foi transferido para a  UTI do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) e, nesse momento, os médicos já suspeitavam que ele poderia estar com a doença. Foi realizado um exame e o diagnóstico que constatou que o jovem tinha a raiva ocorreu no dia 20 de março. O adolescente veio à óbito no dia 30 do mesmo mês.

Ainda segundo a SES, após o óbito do jovem, foram encaminhados informativos para os municípios alertando sobre como evitar a raiva, segundo protocolos do Ministério da Saúde (MS). Além disso, no dia 10 de junho, foi feita uma reunião com representantes de 92 municípios do Rio para informar um alerta sobre os protocolos de segurança que deveriam ser adotados. A SES também aproveitou a reunião para realçar que equipes de segurança deveriam se manter em vigilância sobre o caso.

A SES também informou que iniciará uma campanha nos municípios e distribuirá a vacina antirrábica animal até novembro.

Matérias Relacionadas