Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Enel realiza operação contra furto de energia em Cabo Frio

A iniciativa será realizada outras cidades da Região dos Lagos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de fevereiro de 2020 - 12:25
A iniciativa será realizada também em outras cidades da Região dos Lagos ao longo do ano.
A iniciativa será realizada também em outras cidades da Região dos Lagos ao longo do ano. -

A Enel Distribuição Rio realiza esta semana a operação Energia Legal em Cabo Frio. De hoje a sexta (21/02), a companhia realizará, em conjunto com a Polícia Civil, fiscalizações para combater o furto de energia, também conhecido como “gato”. Além disso, os moradores do município terão acesso a diversas ações da distribuidora, como troca de lâmpadas e facilidades no parcelamento de contas de energia. Outras iniciativas, como palestras e orientações sobre o consumo consciente de energia, serão realizadas em vários pontos da comunidade. Esta é a segunda edição da  operação Energia Legal em Cabo Frio. A iniciativa será realizada também em outras cidades da Região dos Lagos ao longo do ano.

Além de contar com as palestras sobre combate ao furto de energia, uso seguro e consciente da energia elétrica, o projeto disponibilizará uma unidade móvel de atendimento, onde os clientes poderão solicitar serviços comerciais, como segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos. Os principais bairros onde estarão concentradas as ações serão: Jardim Esperança, Cajueiros, Peró, Guarani, São Cristóvão, Praia do Forte e Centro.

Ao longo da operação, a Enel também oferecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia (Baixa Renda), projeto do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. Têm direito ao desconto da Tarifa Social: famílias inscritas no CadÚnico com cadastro atualizado há menos de dois anos e com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência portador de doença crônica, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam de energia elétrica (Cliente Vital); beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.

Na primeira edição do projeto em Cabo Frio, em Unamar, a companhia identificou furto de energia em 397 clientes, sendo 384 residências e 13 comércios. A distribuidora também efetuou a troca de 287 lâmpadas de clientes por outras mais econômicas e eficientes.

Combate ao furto de energia

Além de ser crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. 

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza operações em parceria com a Polícia, além de diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e oportunidades para regularização de consumidores clandestinos. 

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Serviço:

Data: 18/02/2020

Atendimento Comercial

Endereço: Estr. dos Búzios, 152 - Jardim Esperança, Cabo Frio - RJ

Horário: 8h às 17h

Palestras e Cadastro tarifa Social

Local: Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Jardim Esperança

Endereço: Estr. dos Búzios, 152 - Jardim Esperança, Cabo Frio - RJ

Horário: 9h30 às 16h

Data: 19/02/2020

Atendimento Comercial

Endereço: Rua Eraldino Oliveira – Cajueiro, Cabo Frio - RJ

Horário: 8h às 17h

Palestras e Cadastro tarifa Social

Local: Praça do Bairro Cajueiro

Endereço: Rua Eraldino Oliveira – Cajueiro, Cabo Frio - RJ

Horário: 10h às 16h

Local: Associação de Moradores da Praia do Siqueira e Palmeiras

Endereço: R. Medeiros, 226-296 – Praia da Siqueira, Cabo Frio – RJ

Horário: 9h às 13h

Data: 20/02/2020

Atendimento Comercial

Endereço: Rua Lecy Gomes da Costa - São Cristóvão, Cabo Frio - RJ

Horário: 8h às 17h

Palestras e Cadastro tarifa Social

Local: Praça do Bairro São Cristóvão

Endereço: Rua Lecy Gomes da Costa - São Cristóvão, Cabo Frio - RJ

Horário: 10h às 16h 

Data: 21/02/2020

Atendimento Comercial

Endereço: Av. do Contorno | Praia do Forte, Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro

Horário: 8h às 15h

Palestras e Cadastro tarifa Social

Local: Praça da Cidadania

Endereço: Av. do Contorno | Praia do Forte, Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro

Horário: 9h às 13h 

Matérias Relacionadas