Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Bandeira Azul aquece economia no Peró, em Cabo Frio

Muitos turistas são atraídos pelo selo de qualidade

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de novembro de 2019 - 08:11
Muitos turistas são atraídos pelo selo de qualidade
Muitos turistas são atraídos pelo selo de qualidade -

A Bandeira Azul deu visibilidade, mudou comportamentos e aqueceu o movimento comercial na orla da Praia do Peró, em Cabo Frio. O selo de qualidade envolve toda a área urbana da praia, onde foi proibido o tráfego de veículos. Os hotéis da orla estão com altas taxas de ocupação até meados do ano que vem e aumentou a procura pelo turismo ecológico, especialmente nas trilhas do Morro do Vigia, que fica entre as praias do Peró e das Conchas, no Parque Estadual da Costa do Sol.

Selo internacional de qualidade de praias, a Bandeira Azul será hasteada, para a temporada 2019-2020, na quarta-feira, às 10 horas. A banda dos Fuzileiros Navais (Marinha) fará um desfile e um concerto antes e depois do hasteamento da Bandeira Azul. Vai tocar, entre outros, o Hino Nacional e o Cisne Branco (canção do Marinho), e terá o apoio da Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia.

Também estão previstas atividades esportivas e ambientais durante o dia, quando é feriado municipal em comemoração ao aniversário de Cabo Frio (404 anos). Nesta terça-feira, às 17h30m, junto ao mastro da bandeira, haverá o Pôr do Sol Histórico com o nascer da lua.

"O hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró é um orgulho para todo Estado do Rio de Janeiro. O foco da responsabilidade social sustentável e o conjunto de ações trarão enormes ganhos para um turismo responsável",  prevê o presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio, Thomaz Weber.

Gerente do Hotel Paradiso Peró, Márcio Nascimento disse que a visibilidade da Bandeira Azul colocou a praia e os hotéis em evidência. Revela que a maioria dos turistas, principalmente o paulista, gosta de ficar muito próximo da praia e curtir um ambiente de amplitude, com segurança e ordenamento.

"Houve uma mudança de comportamento após a Bandeira Azul. Antes, as reservas eram feitas de última hora. Agora, os hóspedes se programam com antecedência. Recebemos muitos estrangeiros. Por isso programamos a Norte Argentina todos os sábados de novembro. E faremos um réveillon inesquecível", prometeu o gerente do Paradiso.

Há 25 anos no Peró como veranista (ele é natural de Petrópolis) e há cinco anos como comerciante, Alexandre Celestino Rojas, dono do Quiosque Pampo’s  criou o “drink Bandeira Azul” para saudar a chegada do selo internacional da quarta-feira. A bebida é feita à base de licor de Curaçao, de coloração azul, vodka e H2O, com direito a decoração. Também não vai faltar a marca do Peró: a caipirinha de pitanga. A Sorveteria Praiana, onde ficarão os Amigos e os Atletas do Peró, servirá suco de pitanga.

"A qualidade do turismo melhorou depois da chegada da Bandeira Azul. As pessoas estão deixando menos lixo na praia, que ficou ainda mais bonita", elogiou o comerciante, lembrando que todos os quiosques estão pintados de azul e empenhados na melhoria da sustentabilidade da orla do Peró.

Presidente da Federação dos Conventions Bureau do Estado do Rio, Marco Navega vai participar da cerimônia. Na última visita ao Peró, ele destacou os avanços conquistados através da luta dos moradores, veranistas e ambientalistas. O deputado Welbert Rezende, presidente da Comissão de Turismo da Alerj, também estará no Peró quarta-feira.

"Precisamos apoiar e ajudar a iniciativa da sociedade civil organizada e dos poderes públicos constituídos na manutenção desta condição conquistada com esforços de muitos. Poucas localidades do Mundo possuem esta certificação, e a Praia do Peró é um delas. Ganham os cidadãos, ganham os Turistas, a Prefeitura, o Estado e o País. Crescimento com desenvolvimento sustentável, é o objetivo de todos que colocam o meio ambiente como prioridade nos projetos públicos e empresariais", destacou Navega.

Matérias Relacionadas