Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Barragem na cidade vizinha de Araruama pode está com vazamentos

Segundo a Prolagos, não há irregularidades no local

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de fevereiro de 2019 - 17:48
Até 2016 a barragem não era cadastrada no SisBar
Até 2016 a barragem não era cadastrada no SisBar -

A tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, deixou em alerta a população em diferentes cidades brasileiras onde existe essa estrutura. Os moradores de Araruama, na Região dos Lagos do Estado do Rio, temem que possa haver o mesmo problema na barragem de água de Juturnaíba, cidade vizinha de Araruama e Silva Jardim. 

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), essa barragem é uma das duas que tem a classificação de risco para causar danos, como vazamento, infiltração no solo ou mau funcionamento, se caso houver o rompimento. A população anda apreensiva porque denunciou que recentemente de houve um vazamento, mas, a Concessionária Prolagos nega. 

"Pedimos, várias vezes, que a Prolagos inspecionasse vazamento em uma parte da represa. Na semana passada, vieram e colocaram pedras, terra e areia. O problema é que se isso estourar, vai atingir o Rio São João,  arrastando tudo pela frente. Isso sempre foi muito abandonado", disse o comerciante Valdemir de Sá, de 61 anos. 

De acordo com o Inea, essa barragem foi construída em 1983, mas, não tinha sido cadastrada no Sistema Informações sobre o Barramentos do Estado (SisBar) até o ano de 2016. 

Questionada, a Prolagos informou que "está atualizando o laudo técnico, através de consultoria especializada, para atender às exigências do Inea". E que "o último laudo técnico, realizado em maio de 2018 atesta que as condições estruturais da barragem estão dentro da normalidade". 

Matérias Relacionadas