Concessionária é multada em R$ 5 milhões por esgoto em Arraial do Cabo

Prolagos afirma que irá recorrer

Enviado Direto da Redação
Mar de Arraial do Cabo ficou com coloração esverdeada

Mar de Arraial do Cabo ficou com coloração esverdeada

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Arraial do cabo aplicou multa no valor de R$ 5 milhões à Prolagos, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade. o motivo é o despejo de esgoto no mar no último dia 25 de janeiro, deixando várias praias do "caribe brasileiro" impróprias para o banho.


A Prolagos afirmou, por meio de nota, que o esgoto foi liberado no mar para evitar que retornasse às casas e inundasse as ruas. A razão desta medida foi o grande volume de água levado pela chuva às tubulações somado ao dano em tubulações, fazendo com que a concessionária abrisse as comportas para que a água contaminada fosse "despejada no corpo hídrico (lagoa ou mar) mais próximo".


A concessionária afirmou, ainda, que irá recorrer da multa aplicada. Já a Prefeitura justifica o valor devido a reincidência do problema. Em 2017, as Prolagos foi multada em 1,7 milhão também por despejar esgoto no mar.


O Ministério Público (MP), afirma que o Sistema de Coleta em Tempo Seco em Arraial do Cabo, não é seguro, e já instaurou inquérito para apurar a situação. Enquanto isso, a Prefeitura cobra à Prolagos por atrasos em obras de melhorias na infra-estrutura pluvial. A concessionária, por sua vez, alega que a demora ocorreu devido a troca da empreiteira responsável, pois a anterior não atendia os padrões de qualidade exigidos.

Veja também