Praia do Peró, em Cabo Frio, terá ação ambiental
Projeto tem apoio do programa Bandeira Azul

De amanhã até o próximo domingo (13), das 10h às 17h, educadores ambientais do projeto Albatroz, com apoio do programa Bandeira Azul, estarão na Praia do Peró, em Cabo Frio, mostrando aos banhistas, com simulações, a diferença entre uma praia limpa e uma degradada com diversos tipos de lixo descartados na areia, como sacolas, garrafas plásticas, copos, canudos. A Praia do Peró é a única do interior fluminense a ter a Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de praias e marinas.
Patrocinado pela Petrobras, o projeto Albatroz tornou-se um parceiro do Bandeira Azul e a ação deste fim de semana, que leva o nome de “Consuma São”, faz parte da cooperação com foco na preservação de praias limpas. A ideia é que os participantes tenham uma reflexão mais profunda sobre a cultura, o consumo e seus impactos nos ambientes costeiros e marinhos. Para participar, basta estar na Praia do Peró durante as atividades.
O lixo plástico descartado nos oceanos é, atualmente, uma das principais ameaças à sobrevivência de albatrozes, tartarugas e outros animais que vivem no mar. A coordenadora de educação ambiental do projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, explica que isso acontece porque os animais se alimentam do plástico ao confundirem os objetos com alimento e também por ficarem presos em lacres, redes e outros itens descartados no mar.
Na ação do Peró, através da experiência com os resíduos, crianças e adultos poderão compartilhar percepções sobre o consumo, desperdício, limpeza das praias e como é possível contribuir para a conservação dos oceanos.