Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Esporte nas dunas ganha adeptos na Região dos Lagos

'Surf na areia' é atração em praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de fevereiro de 2018 - 09:19
Atletas descem as dunas do Peró, em Cabo Frio, e a do Parque Estadual da Costa do Sol, em Arraial
Atletas descem as dunas do Peró, em Cabo Frio, e a do Parque Estadual da Costa do Sol, em Arraial -

O sandboard, ou “surf na areia”, vem ganhando vários adeptos no Rio de Janeiro, e uma cidade da Região dos Lagos vem se destacando neste quesito. Com tantas áreas de dunas, Cabo Frio é considerada, hoje, a capital do esporte no estado. Duas são consideradas perfeitas pelos praticantes da modalidade, e se destacam na cidade e: as Dunas do Peró, e a do Parque Estadual da Costa do Sol, na estrada para Arraial do Cabo, no bairro Dunas.

“No Rio são poucos os lugares onde é possível se praticar o sandboard. As melhores dunas estão em Cabo Frio. Temos todas as condições naturais para a prática do esporte, e buscamos o desenvolvimento dele tanto para os moradores quanto aos nossos milhares de turistas que nos visitam”, disse o professor de educação física e instrutor de sandboard em Cabo Frio, Rafael Marendino.

Para praticar o esporte a idade mínima indicada é de cinco anos. Além disso, é preciso ter uma prancha específica para o esporte, e cera de carnaúba (ou vela) para aplicar no fundo da prancha, facilitando o deslizamento nas areias, que precisam estar secas.

A preservação do meio ambiente e das dunas é uma das preocupações dos praticantes da modalidade. As atividades do sandboard são totalmente voltados para a preservação ambiental e consciência ecológica.

Rafael Marendino é um dos principais atletas de sandboard no país, tendo participado de várias competições internacionais, como Mundial, disputado na Alemanha em 2007. Além disso, no seu histórico, consta a expedição no deserto de Nazca, no Peru, na duna Cerro Blanco, localizada a mais de dois mil metros acima do nível do mar, e com 1.800 metros de descida. O atleta desceu surfando as areais da maior duna do mundo.

Matérias Relacionadas