Profissionais da Educação de Cabo Frio entram em greve por tempo indeterminado
Servidores reivindicam salários atrasados

Os profissionais da Educação de Cabo Frio iniciaram ontem uma greve por tempo indeterminado, reivindicando o pagamento de salários atrasados e outros benefícios. Na terça-feira, os servidores municipais fizeram uma manifestação para chamar a atenção para os direitos não atendidos. A decisão foi tomada em assembleia no último dia 7, data em que os funcionários deveriam ter recebido o pagamento referente ao mês de novembro.
De acordo com o núcleo de Cabo Frio do Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe), os profissionais cobram, além do mês de salário atrasado, o 13° de 2015, mudança de níveis, triênio, vale-transporte e enquadramento. Ainda segundo o Sepe, cerca de 6 mil servidores estão nessa situação.
A rede pública municipal de ensino de Cabo Frio conta com 87 unidades escolares e 32 mil alunos, e a expectativa de encerramento do ano letivo de 2017 poderá acontecer somente no próximo ano em função da greve. Não existe ainda, no entanto, o real número de escolas e estudantes afetados pela paralisação das atividades.
O Sepe informou também que no mês de setembro foi realizada uma reunião entre o Sindicato e a Prefeitura de Cabo Frio, durante a qual foi constatado que, somente, 18% do orçamento do município era investido na Educação.
“O ano de 2017 foi repleto de reuniões, paralisações e contestações por parte dos servidores a respeito do não cumprimento de acordos por parte do órgão municipal”, disse o Sepe em nota.