Município representa o estado do Rio em Frente Nacional dos prefeitos

A prefeita Lívia Bello esteve em Brasília esta semana participando do IV Encontro Nacional dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado Frente Nacional de Prefeitos, no Estádio Nacional Mané Garrincha.
Com o tema central ‘Reinventar o financiamento e a governança das cidades’, o objetivo do encontro é apresentar alternativas na melhoria da governança do município. Em seu discurso no evento, Lívia Bello representou todos os prefeitos do Rio, já que Araruama se destacou no encontro devido à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE),modelo de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil.
Em parceria com a Concessionária Águas de Juturnaíba serão construídas mais duas Estações de Tratamento de Esgoto, uma para atender ao quarto distrito (Praia Seca) e a outra no quinto distrito (Iguabinha). A previsão de conclusão para as duas ETE’s será no ano de 2019.
“Se fossemos aguardar o contrato, as obras seriam para daqui a vinte anos e nós estamos antecipando. A participação de Araruama no Encontro Nacional dos municípios trará avanços e melhorias para Gestão Pública, ampliando nosso conhecimento em desenvolvimento e sustentabilidade”, disse.
Em sua quarta edição, o Encontro tem como meta fomentar a construção e a pactuação de alternativas para o enfrentamento da grave situação fiscal dos municípios brasileiros. Durante cinco dias, foram realizadas diversas atividades, palestras e oficinas voltadas para a promoção do diálogo com a próxima geração de prefeitas e prefeitos.
Os debates foram norteados pelos eixos temáticos: Serviços e políticas públicas como direitos da cidadania; Cidades inteligentes, inovadoras, democráticas e transparentes; Direito à Cidade; Repactuação federativa, consorciamento e desenvolvimento regional; Qualidade e eficiência na gestão pública e a judicialização da escassez; Agenda urbana global e mudanças climáticas; Incentivo à economia local, empreendedorismo, emprego, trabalho e renda.
O evento aconteceu no Estádio Nacional Mané Garrincha e reuniu cerca de nove mil pessoas representando municípios de todo país.