Centro é referência na luta contra a violência à mulheres na cidade

Escrito por Redação 25/11/2016 21:38, atualizado em 26/11/2016 12:00
O centro de referência presta serviços considerados relevantes
O centro de referência presta serviços considerados relevantes . Foto: Divulgação

Na luta contra a violência da qual muitas mulheres são vítimas, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) implantado no município em 2012 é um importante núcleo de apoio. Mesmo com média de atendimento considerada baixa - de apenas três casos por mês - os serviços prestados na unidade são considerados importantes.

No município, às mulheres chegam ao serviço por meio de busca espontânea e, também, de encaminhamentos da Delegacia de Polícia e da Secretaria de Saúde. “As que recebemos são acolhidas por equipe técnica completa e recebem orientações jurídico-sociais. Acreditamos que muitas ainda têm vergonha de denunciar a agressão, principalmente, por estarem em uma cidade pequena onde as pessoas acabam se conhecendo”, disse a secretária de Assistência Social, Rosana Lélia.

O Creas tem como objetivo contribuir para a prevenção de agravamentos e potencialização de recursos para o enfrentamento de situações de violação de direitos. A equipe de acolhimento é formada por psicólogo, assistente social e advogada. 

“A maioria chega aqui querendo informações sobre guardas dos filhos e Lei Maria da Penha. Caso queiram, são encaminhadas para projetos sociais. O medo da denúncia precisa ser superado. Só assim daremos um basta nesta violência”, completa a coordenadora do Creas, Ludmila Teófilo.

SERVIÇO – O Creas fica localizado na Rua Armindo Júlio Moser, Mataruna, prédio anexo a Secretaria Municipal de Assistência Social. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9 às 17 horas.

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas