Megaoperação contra o tráfico
Ministério Público, PM e forças de segurança prendem 17 pessoas em cidades da região

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público Estadual, com apoio da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar e da Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário, realizou ontem, a Operação Constantino II, com objetivo de cumprir mandados de prisão temporária contra 51 pessoas acusadas dos crimes de tráfico de drogas e porte de arma de uso restrito.
Os responsáveis pela operação conseguiram cumprir 17 mandados de prisão e prenderam outros dois traficantes em flagrante. As prisões ocorreram no Rio de Janeiro, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Campos. Foram apreendidas duas pistolas (calibre 45), dois carregadores, 1.572 trouxinhas de cocaína, pasta base, um tablete de maconha, material para embalar drogas e R$ 20 mil.
A ação é um desdobramento da Operação Constantino, deflagrada em outubro de 2015, para desarticular uma quadrilha responsável pelo venda e distribuição de drogas em municípios da Região dos Lagos. Também foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão nos municípios de Cabo Frio, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia e nos seguintes presídios: Instituto Penal Vicente Piragibe, Cadeia Pública Romeiro Neto, Presídio Ary Franco, Penitenciária Dr. Serrano Neves, Cadeia Pública Jorge Santana, Presídio Evaristo de Moraes, Presídio Nelson Hungria, Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho, Cadeia Pública Paulo Roberto Rocha e Penitenciária Moniz Sodré.
Atuação - De acordo com a denúncia, a quadrilha atuava entre as cidades de Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, mais precisamente nos bairros e comunidades conhecidos como Manoel Corrêa (Favela do Lixo), São Cristóvão, Guarani, Parque Burle, Peró e Boca do Mato.
O bando era integrado à facção criminosa Comando Vermelho (CV) e liderado por Wagner Teixeira Carlos, conhecido como Bigode ou Waguinho. Ele, apesar de preso, permaneceu coordenando as atividades do grupo de dentro da penitenciária, por meio de mensagens e ligações telefônicas.
Também foram presos os denunciados Anderson da Silva Severo, vulgo Uando, braço-direito de Waguinho; Cleiton da Silva, o Mão ou Puan; José Paulo Nascimento Fernandes, o JP ou Zé Paulo; e Aldiro Eduardo dos Anjos Victorino de Mendonça, vulgo Chicão, que atuavam à frente do bando, implementando as ordens de “Waguinho” determinadas de dentro sistema penitenciário.
A operação contou também com a participação de policiais militares do 25ºBPM (Cabo Frio), e de agentes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Animais do Batalhão de Operações com cães da Polícia Militar do Rio também foram usados na operação.