Agência de Aviação Civil fecha aeroporto Umberto Modiano

Por Sérgio Soares e Laryssa Moura
O Aeroporto Umberto Modiano, localizado em Armação dos Búzios, foi novamente fechado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Denac) na última terça-feira, após ter sido reaberto há menos de um mês. O motivo do embargo foi à falta das licenças ambientais, obrigatórias, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Secretaria Estadual do Ambiente, órgãos do governo do Estado do Rio.
O aeródromo tinha sido reaberto no mês passado, no dia 28 de maio. Segundo o (INEA), o aeroporto só poderá voltar a funcionar com a Certidão de Regularização Ambiental. O empreendedor foi notificado pelo instituto a apresentar as devidas documentações. Contudo, a Secretaria Estadual do Ambiente, impede que haja qualquer tipo de operação no local, embargando as atividades de pequenos pousos e decolagens.
Relembrando - A pista inaugurada em 2003 contou com um investimento de R$ 3 milhões da iniciativa privada, Por conta das condições irregulares, foi fechada em 2012 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Antes de ser reaberto, o aeroporto passou por reforma e foi arrendado por um grupo de empresários. Segundo o município, a reabertura do aeroporto, que tem o nome oficial de Aeródromo Civil Público Umberto Modiano, seria um salto de capacidade no turismo do balneário.
Os responsáveis pelo aeródromo informaram que vão reunir a documentação para reabrir o local.