Moradora em situação de rua é retirada de praça e volta para casa

A equipe da Casa de Passagem de Cabo Frio acompanhou a ação do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Saúde para a remoção de uma pessoa em situação de rua, que estava há alguns meses ocupando o espaço da Praça do Itajurú, esta semana. A Casa de Passagem é ligada ao Departamento de Proteção Social Especial (Depse), da Secretaria Municipal de Assistência Social, criado pelo prefeito Alair Corrêa em 1997. A senhora que estava em situação de rua apresentava traços de comprometimento mental. Foi feita a abordagem especializada para que ela pudesse ser levada até o Hospital Central de Emergência (HCE), onde foi atendida e medicada pela equipe de Saúde Mental. No último dia 18 de março, a filha dessa senhora esteve na Casa de Passagem conversando com a equipe técnica sobre a preocupação com a mãe, uma senhora de 60 anos que estava dormindo nas ruas, onde criava alguns cães. Ela está nas ruas desde dezembro de 2015, quando saiu de casa. Segundo a filha, a senhora teve alterações comportamentais depois de uma decepção amorosa pela qual passou, quando morava na cidade de Nova Friburgo.
A filha acionou o Ministério Público e conseguiu na Vara da Infância, Juventude e Idoso de Cabo Frio, um documento que assegurava que a ação de remoção da mãe dela seria realizada como determina a legislação. Antes disso, a equipe da Casa de Passagem fez outras tentativas de convencer a senhora a voltar para casa, mas sem sucesso. Depois de inúmeras tentativas, ela aceitou voltar para a casa da filha. A equipe da Casa de Passagem esteve no local com o objetivo de monitorar e garantir os direitos da mulher.
A Casa de Passagem fica na Rua Vitória, lote 13, quadra 20, no bairro Palmeiras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e plantão 24 horas, todos os dias. O telefone para informações é (22) 99276-2577.