Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Lucas Chumbo é uma das atrações na abertura do SSXP Pro em Saquarema

Ele está participando da segunda etapa do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de julho de 2022 - 09:12
Lucas Chumbo é uma das atrações do evento realizado pela prefeitura de Saquarema
Lucas Chumbo é uma das atrações do evento realizado pela prefeitura de Saquarema -

O campeão mundial de ondas gigantes, Lucas “Chumbo” Chianca, foi uma das atrações na abertura do SSXP – Super Surf Experience – Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema. Ele está participando da segunda etapa do Circuito Profissional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) realizada na sua cidade e venceu a sua primeira bateria na Praia da Vila. Na segunda-feira, foi disputada a primeira das três fases de 24 baterias em que foram divididos os 176 participantes da categoria masculina. A segunda acontece nesta terça-feira, a partir das 7h00, ao vivo da Capital Nacional do Surf pelo https://cbsurf.org.br.

“É um orgulho ver o Brasil se reerguendo no surfe dentro do nosso país, ver o surfe agora em boas mãos, com uma galera que quer fazer acontecer”, destacou Lucas Chianca. “É muito bom ver vários campeonatos durante o ano, um calendário cheio, porque a gente estava sentindo falta disso. Com certeza, ver o Circuito Brasileiro Profissional de volta a Saquarema, com várias etapas e premiação digna, está dando vida a muitos surfistas. O Brasil é um berço de talentos no surfe e de muitos outros esportes, então obrigado a CBSurf que está fazendo isso tudo voltar a ativa. Com certeza, se não fossem vocês, o nosso surfe brasileiro estava parado ainda”.

O campeão mundial, que vem colecionando títulos nas ondas gigantes de Nazaré, em Portugal, competiu na 16.a bateria da primeira fase, iniciada às 8h30 na ensolarada Praia da Vila. Lucas Chumbo derrotou dois talentos que estão iniciando suas carreiras de surfista profissional, o catarinense Patrick Plachi e o cearense Cauet Frazão, que há muitos anos mora na capital carioca. Nesta terça-feira, ele vai enfrentar mais três surfistas da nova geração na 16.a bateria da segunda fase, o paulista Derek Souza e os catarinenses Leo Casal e Aminandes Pamplona.

Antes do surfista local da “Capital Nacional do Surf” estrear na Praia da Vila, o SSXP Saquarema Pro apresentado pela Prefeitura de Saquarema já havia começado com uma vitória do Rio de Janeiro. O carioca Anderson da Silva, o Pikachu revelado nos projetos sociais do Arpoador Surf Club e do Favela Surf Club, ganhou a bateria que marcou o retorno do Super Surf, que por uma década realizou o Circuito Nacional Profissional mais rico do mundo na época. Por 11,56 pontos, derrotou o catarinense Luã da Silveira e o paulista Tamaê Bettero.

“Foi boa a bateria. Eu consegui achar duas ondas para tirar dois 5 e pouco e agora é focar no segundo rounde. Vamos pra cima”, disse Anderson da Silva. “As condições do mar estão boas, só que as séries estão demorando um pouco pra entrar. Mas, graças a Deus, consegui pegar duas ondas boas para vencer a bateria e avançar para o próximo rounde”.

Logo na segunda bateria do dia, quem brilhou foi o paulista Fernando Junior, da Praia de Maresias. Ele fez as marcas a serem batidas no SSXP Saquarema Pro, com seu ataque de backside nas direitas da Praia da Vila. Com a nota 8,17 da sua melhor onda, totalizou imbatíveis 15,20 pontos na primeira fase. O paraibano João Lira passou junto com ele, ganhando a briga pela outra vaga para a segunda fase do paulista Marcell Neves e do potiguar Johnatan Santos.

“Estou muito feliz por ter começado bem o campeonato, conseguido fazer um 8 e um 7 e é sempre muito bom começar com o pé direito”, disse Fernando Junior. “Eu nunca tinha competido aqui na Praia da Vila, só em Itaúna nas vezes que vim pra Saquarema e nunca tinha surfado aqui na Vila. Achei que parece bastante com Maresias, onde eu moro. É uma onda de correnteza como lá, então me senti em casa nesse mar e agora é esperar a próxima fase”.

RIO DE JANEIRO X SÃO PAULO - Quem chegou mais perto do recorde de pontos do Fernando Junior foi o carioca Vitor Ferreira, que mostrou a potência do seu backside nas direitas da Praia da Vila, atacando forte e acertando até um aéreo numa esquerda, para atingir 14,23 pontos. Essa sexta bateria foi um confronto direto entre Rio de Janeiro e São Paulo, que terminou empatado, pois o paulista Fabricio Rocha avançou em segundo lugar, com o carioca José Eduardo sendo eliminado junto com Edy Amorim.

“Eu já surfei aqui muitas vezes na minha vida, tenho família aqui em Saquarema e eu já sabia que a direitinha ia funcionar, então peguei minha melhor maroleira e estou amarradão por ter passado esse primeiro rounde”, disse Vitor Ferreira. “Lá em Alagoas, acabei perdendo na primeira fase, mas aqui tem uma energia diferente. Não sou de Saquarema, mas sou do Rio de Janeiro, então a gente está em casa. Eu conheço bem aqui e surfar embaixo da igrejinha de Saquarema, também é uma benção e quero aproveitar toda essa energia daqui”.

MELHOR ONDA – Ninguém ultrapassou os 15,20 pontos do paulista Fernando Junior, mas a nota 8,17 foi superada pelo gaúcho Ricardo Kjellin na 15.a bateria do dia. Na análise dos juízes, foi a melhor onda surfada na Praia da Vila na segunda-feira e recebeu nota 8,50. Com ela, ele derrotou o catarinense Leo Casal e o paulista Matheus Gomes por 13,93 pontos. Este novo recorde foi registrado na bateria que antecedeu a estreia do Lucas Chumbo Chianca.

No primeiro dia, os surfistas do Rio de Janeiro ganharam a maioria das 24 baterias da primeira fase do SSXP Saquarema Pro. Foram dez vitórias contra cinco dos competidores de São Paulo, três de Santa Catarina, duas do Ceará, duas do Rio Grande do Norte e duas do Rio Grande do Sul. Entre os outros 24 que passaram em segundo lugar para enfrentar os pré-classificados que vão estrear na segunda fase, oito são também do Rio de Janeiro, quatro da Bahia, três de São Paulo, três de Santa Catarina, dois do Rio Grande do Norte, um do Paraná, um do Ceará, um da Paraíba e um de Pernambuco.

Esta primeira das duas etapas do SSXP - SuperSurf Experience 2022 é apresentada pela Prefeitura de Saquarema e patrocinada pela Dream Factory, Nicoboco, Silverbay, Fuwax, Surfland, com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e apoio da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), da Associação de Surf de Saquarema (ASS) e divulgação do site Waves. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo https://cbsurf.org.br/

RESULTADOS DA SEGUNDA-FEIRA NA PRAIA DA VILA:

01: 1-Anderson da Silva (RJ), 2-Luã da Silveira (SC), 3-Tamaê Bettero (SP)

02: 1-Fernando Junior (SP), 2-João Lira (PB), 3-Johnatan Santos (RN), 4-Marcell Neves (SP)

03: 1-Pedro Amorim (RJ), 2-Igor Shibata (RJ), w.o-Edson de Pra (PR)

04: 1-Arthur Assis (RJ), 2-Lucas Ribas (RJ), 3-Juninho Malta (RJ)

05: 1-Matheus Souza (RJ), 2-Marcio Freitas (CE), 3-Brayner Silva (PE)

06: 1-Odarci Nonato (SP), 2-Erick Moraes (BA), 3-Rafael Pedreira (BA), 4-Carlos Junior (AL)

07: 1-Vitor Ferreira (RJ), 2-Fabricio Rocha (SP), 3-José Eduardo (RJ), 4-Edy Amorim (SP)

08: 1-Lucas Pires (RN), 2-Geovane Ferreira (SP), 3-Belo Lima (SE)

09: 1-Luy Gonzales (RS), 2-Daniel Costa (RN), 3-Claudio Freitas (RJ)

10: 1-Diego Rosa (SC), 2-Vitor Gabriel (BA), w.o-Eric Bahia (SP)

11: 1-Emanoel Lima (RN), 2-Leonardo Silva (RN), 3-Claudio Stanisci (SP), w.o-Tanio Barreto (AL)

12: 1-Guilherme Fernandes (SP), 2-Rafael Guimarães (RJ), 3-Lucas Bezerra (CE)

13: 1-Eduardo Barrionuevo (SP), 2-Felix Martins (BA), w.o-Lukas Camargo (PR)

14: 1-Walley Guimarães (SC), 2-Ricardo Silva (SP), 3-Gabriel Debatim (PR), w.o-Marcus Cintra (CE)

15: 1-Ricardo Kjellin (RS), 2-Leo Casal (SC), 3-Matheus Gomes (SP)

16: 1-Lucas Chianca (RJ), 2-Patrick Plachi (SC), 3-Cauet Frazão (RJ)

17: 1-Guilherme Lemos (CE), 2-Yan Sondahl (RJ), 3-Willyam Feiden (AL)

18: 1-Jannifer de Souza (CE), 2-Valentin Neves (RJ), 3-Adauto Neto (RN), 4-Luan Medeiros (RN)

19: 1-Rickson Falcão (RJ), 2-Yasser Chiah (PR), 3-Henrique Liberato (SP), 4-Hugo Netto (RJ)

20: 1-Pedro Miguel (SP), 2-Leandro Bastos (RJ), 3-Lucas Santos (SP)

21: 1-Caio Knappi (RJ), 2-Alan Donato (PE), 3-Gabriel Paiva (BA)

22: 1-Heitor Rocha (SC), 2-Kalany Ratto (RJ), 3-Namor Cayres (BA), 4-José Russo (CE)

23: 1-Daniel Templar (RJ), 2-Luiz Henrique Lira (RJ), 3-Douglas Noronha (SP), 4-Raphael Reis (RJ)

24: 1-Vicente Ferreira (RJ), 2-Giovani Reis (RS), 3-Elson Vieira (BA)

PRÓXIMAS BATERIAS DO SSXP SAQUAREMA PRO:

Terça-feira: SEGUNDA FASE – entrada de 48 pré-classificados:

01: Theo Fresia (RJ), Luan Wood (SC), Anderson Silva Pikachu (RJ), João Lira (PB)

02: Arthur Alves (RN), Kayan Medeiros (RN), Fernando Junior (SP), Luã da Silveira (SC)

03: Pedro Dib (SP), Diogo Santos (BA), Pedro Amorim (RJ), Lucas Ribas (RJ)

04: Caio Costa (SP), Pedro Neves (RJ), Arthur Assis (RJ), Igor Shibata (RJ)

05: Gabriel Farias (PE), André Luiz (SC), Matheus Souza (RJ), Erick Moraes (BA)

06: Kauã Hanson (PB), Tayrom Silva (SC), Odarci Nonato (SP), Marcio Freitas (CE)

07: Igor Moraes (SP), Ivan Silva (PE), Vitor Ferreira (RJ), Geovane Ferreira (SP)

08: Santiago dos Santos (CE), João A. Arruda (SP), Lucas Pires (RN), Fabricio Rocha (SP)

09: Fabricio Bulhões (BA), Giovani Pontes (SP), Luy Gonzales (RS), Vitor Gabriel (BA)

10: Leo Andrade (BA), Daniel Domingos (RJ), Diego Rosa (SC), Daniel Costa (RN)

11: Gustavo Borges (RS), Pedro Nogueira (SC), Emanoel Lima (RN), Rafael Guimarães (RJ)

12: Kauê Germano (SP), Sunny Pires (RJ), Guilherme Fernandes (SP), Leonardo Silva (RN)

13: Mathias Ramos (CE), Samuel Joquinha (RN), Eduardo Barrionuevo (SP), Ricardo Silva (SP)

14: Luan Carvalho (SP), Fellipe Ximenes (SC), Walley Guimarães (SC), Felix Martins (BA)

15: Douglas Silva (PE), Hedieferson Junior (SC), Ricardo Kjellin (RS), Patrick Plachi (SC)

16: Derek Souza (SP), Aminandes Pamplona (SC), Lucas Chianca (RJ), Leo Casal (SC)

17: Israel Junior (RN), Renan Rodrigues (SP), Guilherme Lemos (CE), Valentin Neves (RJ)

18: Edvan Silva (CE), Krystian Kymerson (ES), Jannifer de Souza (CE), Yan Sondahl (RJ)

19: Felipe Oliveira (SP), Pedro Araujo (SP), Rickson Falcão (RJ), Leandro Bastos (RJ)

20: Yuri Gonçalves (SC), Dunga Neto (CE), Pedro Miguel (SP), Yasser Chiah (PR)

21: Derek Adriano (SC), Kayki Araujo (SC), Caio Knappi (RJ), Kalany Ratto (RJ)

22: Bino Lopes (BA), Tierres Alves (SP), Heitor Rocha (SC), Alan Donato (PE)

23: Daniel Adisaka (SP), Diego Brigido (RJ), Daniel Templar (RJ), Giovani Reis (RS)

24: Amando Tenorio (AL), Guilherme Carvalho (ES), Vicente Ferreira (RJ), Luiz Henrique Lira (RJ)

Quarta-feira: TERCEIRA FASE – entrada dos 48 principais cabeças de chave:

01: Alex Ribeiro (SP), Kim Matheus (SP)

02: Caetano Vargas (SC), Marcos Correa (SP)

03: Alandreson Martins (BA), Paulo Moura (PE)

04: Alan Jhones (RN), Luel Felipe (PE)

05: Yage Araujo (BA), Artur Silva (CE)

06: Tales Araujo (SP), Renan Peres (SP)

07: Rafael Venuto (CE), Thiago Eduardo (CE)

08: Gabriel Klaussner (SP), Derek Plachi (SC)

09: Ryan Kainalo (SP), Bernardo Pigmeu (AL)

10: Deyvson Santos (RN), Gabriel André (SP)

11: João Ferreira (SP), Madson Costa (RN)

12: Messias Felix (CE), Uriel Sposaro (SC)

13: Mateus Sena (RN), Kaique Oliveira (SC)

14: Luan Hanada (SP), Niccolas Padaratz (SC)

15: Bruno Galini (BA), Luciano Brulher (SP)

16: Glauciano Rodrigues (CE), Luiz Mendes (SC)

17: Michel Roque (CE), Cauã Gonçalves (SP)

18: Lucas Catapam (PR), Wallace Vasco (SC)

19: Daniel Matos (BA), Diego Aguiar (SP)

20: Hizunomê Bettero (SP), Dodo Veiga (SP)

21: Cauã Costa (CE), Weslley Dantas (SP)

22: Luan Ferreyra (PE), Raoni Monteiro (RJ)

23: Gabriel Ramos (SP), Leonardo Barcelos (SC)

24: Samuel Igo (PB), Victor Costa (RN)

Quinta-feira – PRIMEIRA FASE FEMININA:

01: Tainá Hinckel (SC), Luara Thompson (RJ), Ariane Gomes (CE)

02: Kemily Sampaio (SP), Isabelle Nalu (SC), Kiany Cristina (SP)

03: Larissa dos Santos (CE), Nicole Silva (PE), Suelen Naraisa (SP)

04: Monik Santos (PE), Vitória Carneiro (CE), Paloma Pardo (RJ)

05: Kiany Hyakutake (SC), Alexia Monteiro (SC), Aysha Ratto (RJ)

06: Karol Ribeiro (RJ), Leticia Calleia (RJ), Yasmin Ferreira (SP)

07: Yanca Costa (CE), Potira Castaman (BA), Sarah Ozorio (RJ)

08: Sol Carrion (SP), Juliana dos Santos (CE), Isabela Saldanha (SP)

09: Silvana Lima (CE), Natalie Plachi (SC), Pamella Mel (SC)

10: Julia Santos (SP), Yohana Sarandini (SP), Juliana Meneguel (SP)

11: Julia Duarte (RJ), Kayane Reis (RJ), Gabriela Barros (RJ)

12: Mariana Areno (RJ), Taís Almeida (RJ), Laura Silva (CE)

Matérias Relacionadas