Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

'Operação Caça Gatos' prende quatro pessoas por furto de energia em Saquarema

Foram encontrados ' gatos' em três residências e dois estabelecimentos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de setembro de 2021 - 07:30
Além de ser crime, o furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora
Além de ser crime, o furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora -

A Enel Distribuição Rio encontrou furto de energia elétrica em três residências e dois estabelecimentos em Baxacá, distrito do município de Saquarema, durante uma operação realizada pela empresa ontem (15), com apoio da 124ª delegacia de polícia. Foram encontradas irregularidades na rede das três residências e de uma lanchonete vistoriada. Em outro estabelecimento, onde funcionava um consultório dentário, foi constatada fraude no aparelho de medição, prática que se enquadra no crime de estelionato.  

Os responsáveis foram autuados e responderão por crime de furto de energia, com pena prevista de um a oito anos de reclusão. Quatro pessoas foram presas em flagrante e levadas para a delegacia, onde foram estabelecidas fianças. Exceto para o responsável pelo consultório, uma vez que estelionato é considerado crime inafiançável. 

Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.  

Para conscientizar a população sobre o perigo do furto de energia, a Enel Distribuição Rio realiza, além dos operativos, diversos projetos sociais em comunidades, com informações sobre o uso eficiente de energia elétrica, programas para geração de emprego e renda e revisão gratuita de instalações elétricas de consumidores com menor poder aquisitivo.  

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/ ou pelo aplicativo Enel Rio. Não é necessário se identificar. 

Matérias Relacionadas