Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Dupla é detida em ação de combate à pesca predatória em Cabo Frio

Agentes da Guarda Marítima e Ambiental do município atuaram na operação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de maio de 2021 - 11:11
 fiscalização ocorre periodicamente, com participação do Ministério Público Federal (MPF)
fiscalização ocorre periodicamente, com participação do Ministério Público Federal (MPF) -

Com o objetivo de preservar a biodiversidade da Lagoa de Araruama e impedir a pesca predatória, agentes da Guarda Marítima e Ambiental de Cabo Frio participaram de uma ação de combate a atividades pesqueiras irregulares na Lagoa de Araruama, na terça-feira (11). A fiscalização ocorre periodicamente, com participação do Ministério Público Federal (MPF), com o objetivo de manter o equilíbrio pesqueiro na lagoa.

Realizada em parceria com as guardas ambientais dos municípios de São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama e Arraial do Cabo, e com a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM), a operação encaminhou dois infratores para a Delegacia de São Pedro (125ª DP), e apreendeu uma rede tróia de 10mm com 40 braças. Segundo a normativa interministerial MPA/MMA nº2, de 16 de maio de 2013, as malhas permitidas são de 12mm. Os detidos responderão por crime ambiental.

“Os infratores estavam utilizando malhas de 10mm e 8mm. Às vezes usam até menores, o que causa a captura de peixes e crustáceos pequenos que não chegaram à fase da puberdade, sem potencial para a reprodução. Essa ação configura um crime ambiental e pesca de caráter predatório”, disse o superintendente do Grupamento Marítimo e Ambiental de Cabo Frio, Evandro Soares da Silva.

A atuação de patrulhamento ocorreu nas áreas 1 e 2 da Lagoa de Araruama, em Cabo Frio. O local compreende a orla das Palmeiras, Ilha do Anjo, Canal Itajuru e Boca da Barra. Em São Pedro da Aldeia o patrulhamento esteve em áreas como Mossoró, Porto da Aldeia e Ponta do Ambrósio, entre outros.

Além das ações rotineiras, as atividades fiscalizatórias são intensificadas durante o período de defeso total da Lagoa de Araruama, em setembro, outubro e novembro, que visa proteger e resguardar a reprodução das espécies.

Matérias Relacionadas