Menor de 15 anos que planejava ataque a escola em Cabo Frio é apreendido
Polícia também investiga suposto grupo de extrema direita que assumiu autoria de atentado em Santa Catarina

Um menor suspeito de planejar um ataque a uma escola pública foi preso na manhã desta quinta-feira (6), em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
Segundo o delegado titular da 126ª DP (Cabo Frio), Carlos Eduardo Almeida, o plano foi descoberto pelo Laboratório de Inteligência Cibernética, do Ministério da Justiça, que detectou o planejamento do jovem nas redes sociais.
Em uma das mensagens, o adolescente conta que o planejamento para o ataque começou na terça-feira (4) e que o plano seria colocado em prática em dois dias. O menor foi apreendido por volta das 7h desta quinta-feira. Ele responderá por Ato Infracional análogo ao crime de terrorismo.
Ainda de acordo com o delegado, na casa do adolescente foram apreendidos cadernos com desenhos referenciando o nazismo, também foram apreendidos um notebook, videogame, passaporte, um martelo e materiais para fabricação de coquetéis molotov.
Segundo a polícia, o menor foi levado à delegacia acompanhado dos pais e confirmou a acusação. Ele permanecerá detido, mas não foi informado por quanto tempo. O adolescente terá restrição de liberdade até que tenha um acompanhamento psicológico e psiquiátrico devido, segundo o delegado.
Atentado em Santa Catarina: grupo de extrema direita enaltece autor de atentado em SG e reivindica autoria
Na última terça-feira (4), um adolescente de 18 anos invadiu uma escola da educação infantil e matou três crianças e a professora delas no município de Saudades, no estado de Santa Catarina.
Segundo a Polícia Civil, o jovem utilizou um facão para fazer o ataque e acabou detido após cometer o crime. O delegado responsável pelo caso, Jerônimo Marçal, afirmou, durante entrevista a jornalistas, que o adolescente entrou armado na escola e primeiramente realizou o ataque à professora. Mesmo ferida, ela conseguiu correr para a sala onde estavam quatro crianças, todas menores de 2 anos, na tentativa de protegê-las.
Uma funcionária da escola e uma terceira criança também foram feridas pelo adolescente e chegaram a ser socorridas, mas não resistiram aos ferimentos e acabaram morrendo. Uma quarta criança ficou com ferimentos leves. Segundo a polícia, o adolescente não tinha anotações criminais anteriores.
Após o ataque, o suspeito golpeou a si próprio com o facão, mas foi socorrido e levado para um hospital em Pinhalzinho, cidade vizinha a Saudades. Seu estado de saúde é gravíssimo. Com um ferimento profundo no pescoço, ele perguntou aos bombeiros quantas vítimas teria conseguido atingir.
Nesta quinta-feira (6), membros do Dogolachan (fórum anônimo da extrema direita) reivindicaram o atentado à creche. As informações são do site Diário do Centro do Mundo (DCM).
Segundo o site, um anônimo escreveu no site que o atentado à creche não será o último. O adolescente responsável pelo ataque foi chamado de "herói nacional".
“Kipper nosso mais novo herói nacional espero que alcance o paraíso. Death seu mentor lhe instruiu o caminho correto, Kipper um garoto inocente, introvertido e com tendências suicídas que acabou encontrando o caminho e conhecendo a verdade, hoje pode se intitular como um homem sancto e puro” (sic).
Ainda segundo o DCM, um anônimo foi ao fórum no dia 8 de abril pedir informações sobre como cometer um atentado e cometer suicídio depois. As postagens foram recuperadas por membros do fórum que avaliam que "tudo indica" que o jovem de 18 anos foi o autor das declarações.
O suspeito foi foi autuado em flagrante por cinco homicídios triplamente qualificados, além de uma tentativa de homicídio contra a criança que está hospitalizada. A Justiça de Santa Catarina já determinou sua prisão preventiva.