Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9806 | Euro R$ 5,4044
Search

Cabo Frio intensifica trabalho para se tornar uma cidade representativa

As ações visam fortalecer o diálogo com os mais diversos segmentos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de fevereiro de 2021 - 11:05
 O ponto mais desafiador da Prefeitura é tirar a cidade da crise, elevando Cabo Frio novamente ao status de capital da Região dos Lagos
O ponto mais desafiador da Prefeitura é tirar a cidade da crise, elevando Cabo Frio novamente ao status de capital da Região dos Lagos -

Com uma gestão comprometida em transformar Cabo Frio numa cidade melhor para toda a população, a Prefeitura vem trabalhando ativamente para ser cada vez mais representativa. As ações visam fortalecer o diálogo com os mais diversos segmentos, tanto governamentais quanto não governamentais, e ainda buscar formas de gerar mais emprego e renda para a população.

“Cabo Frio apresenta muitos desafios enquanto gestão. Basear esse trabalho em diálogo faz com que possamos abrir canais para conduzir uma gestão participativa. O ponto mais desafiador da Prefeitura é tirar a cidade da crise, elevando Cabo Frio novamente ao status de capital da Região dos Lagos, atraindo empresas, voltando a ter credibilidade, atraindo empregos e dignidade para o povo”, ressalta o secretário de Governo, Aquiles Barreto.

Em busca de uma cidade representativa, o governo municipal vem atuando ainda por meio das superintendências, entre elas as que compõem a estrutura da Secretaria de Governo: Superintendência de Políticas LGBTQ+, Superintendência da Juventude e Superintendência de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

“A atuação desses setores reforça os ideais do governo do prefeito José Bonifácio, com uma equipe de gestão em busca de uma cidade representativa, que combata a violência, os preconceitos, intolerâncias e qualquer manifestação preconceituosa ou discriminatória. Nosso papel vai muito além da articulação política governamental e administrativa: ele entra na função de sinalizar quais ações podem ser feitas para influenciar a população de forma positiva”, reforçou.

SUPERINTENDÊNCIA LGBTQ+


Atuando desde o início de janeiro, a Superintendência de Políticas LGBTQ+ fez uma parceria com a Secretaria de Saúde para emitir o Cartão Nacional de Saúde. O serviço é totalmente gratuito e disponível para toda a população, principalmente a comunidade transexual que possui nome social diferente da certidão de nascimento. O atendimento é virtual e pode ser feito pelo WhatsApp (22) 99720-2782.

Somente no primeiro mês de 2021, mais de 180 cartões foram feitos. Representando a Prefeitura de Cabo Frio, a Superintendência participou ainda do 1º Encontro Temático realizado pela Aliança Nacional LGBTI+. O evento contou com mais de 100 lideranças para discutir políticas públicas de saúde e cidadania. Traçando parcerias na esfera estadual, representantes da Superintendência estiveram na sede do Rio Sem Homofobia alinhando parcerias em prol dos direitos humanos da sociedade LGBTQ+ do município, entre outras ações.

COMBATE À INTOLERÂNCIA RELIGIOSA


Pela primeira vez Cabo Frio terá um Conselho Municipal de Combate à Intolerância Religiosa. A medida inédita aconteceu após o governo municipal abrir as portas para ouvir os representantes de religiões de matriz africana. Presente na estrutura da Secretaria de Governo, a reunião foi organizada pela Coordenadoria Geral de Igualdade Racial e comandada pelo prefeito José Bonifácio.

SUPERINTENDÊNCIA DA JUVENTUDE


Com objetivo de incluir a população jovem, a Prefeitura vem trabalhando em atividades de interação com esse público. Desde o início da gestão, a Superintendência da Juventude, que faz parte da Secretaria de Governo, propôs alteração da Lei do Programa Jovem de Futuro com objetivo de aumentar o valor da bolsa e adequar o programa a nova estrutura administrativa.

Buscando experiências positivas em outras cidades, os representantes abriram um canal de diálogo com a Coordenadoria da Juventude de Niterói. Foram discutidas ações que podem ser implementadas em busca de mais oportunidades e mais qualidade de vida para a juventude cabo-friense.

Também foram realizadas ações em parceria com a Secretaria de Assistência Social em busca de novas políticas públicas. A ideia é utilizar o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) para gerar mais oportunidade para a juventude no município. Nesse período foi feito ainda o levantamento dos conselheiros que compõem o Conselho Municipal de Juventude, além da elaboração de um plano de inserção nos bairros, para ouvir a população e seus anseios.

Matérias Relacionadas