Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,4706 | Euro R$ 6,3092
Search

O perdão de Assis

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de julho de 2015 - 19:24

Hoje, se comemora o dia de Nossa Senhora dos Anjos, também conhecida por Nossa Senhora da Porciúncula. É uma data magna para a família franciscana, pois ela era a santa de devoção de São Francisco de Assis. Francisco nasceu na cidade de Assis, na Itália, em 5 de julho de 1182. Filho de um rico comerciante, recebeu educação direcionada para os negócios. Com 16 anos, participou da luta contra a nobreza feudal, foi preso e ficou um ano no cárcere. De volta à cidade natal, entrega-se a uma vida de festas. Certo dia, orando na Capela de São Damião, ouviu um chamado de Cristo que dizia: “Vá, Francisco e restaure minha casa”. Desde então, entrega-se ao serviço de Deus e dos mais necessitados, faz votos de pobreza e começa a pregar sua doutrina.

Conta a história que numa noite de 1216, Francisco estava em profunda contemplação na pequena igreja da Porciúncula, rezando pela conversão dos pecadores, quando foi surpreendido por uma grande claridade e, de dentro dela, surge Cristo revestido de luz, tendo, à sua direita, a Mãe Santíssima, cercada por uma multidão de anjos. Jesus, enternecido pela devoção de Francisco, lhe diz: - Pede o que deseja para a salvação das almas. Ao que ele responde: - Santíssimo Pai, te peço para que a todos os penitentes que se confessarem e vierem visitar esta igreja, seja concedido amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas. Disse- lhe, então, o Senhor: - Aquilo que tu me pedes é grande, porém de coisas maiores tu és digno e as terás. Acolho portanto, o teu pedido, mas quero que tu peças ao meu vigário na terra, de minha parte, esta indulgência.

No dia seguinte, Francisco foi ao encontro do Santo Padre. Este, porém, lhe concedeu a graça apenas em um dia do ano, dia 02 de agosto. Nesta data, denominada “Perdão de Assis”, é enorme a afluência de fiéis à Basílica da Porciúncula e a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora dos Anjos. Então, somos todos, de certa forma, beneficiados por este dia de perdão. Para tanto, devemos fazer uma revisão de nossas ações e rezar por nós e pela amorosidade dos homens na Terra. A capela de Porciúncula foi um local especialmente caro a São Francisco de Assis, que a reconstruiu com suas próprias mãos e no qual veio a falecer. A cada ano, no dia 02 de agosto, as Irmãs da Congregação dos Santos Anjos festejam o Dia de Nossa Senhora dos Anjos.

A pouca distância da cidade de Assis, na Itália, em espaçosa planície, está situada a Igreja. Os peregrinos que chegam à porta da grande Basílica de Santa Maria dos Anjos se sentem atraídos pela pequena Porciúncula, plantada bem no coração do santuário. A pequenina Porciúncula conserva todo o frescor da primitiva austeridade franciscana. As suas pedras, como apontei acima, estão marcadas pelo toque santo das mãos firmes de Francisco, seu restaurador. Milhões e milhões de pessoas se prostram ali para encontrar a paz e o perdão na sua indulgência.

Francisco de Assis revolucionou, com sua ordem, a Igreja, sem precisar abandoná-la ou fundar outra. E o despojamento, a coragem, a simplicidade, o amor e a pobreza pregados pelo Santo, vêm sendo reiterados, vividos e revividos pelo nosso Papa. Basta lembrar as palavras de São Francisco - Pregue o Evangelho em todo o tempo. Se necessário, use palavras -, para ver estampado, diante de nós, o Papa Francisco. Adotando o nome e seguindo os preceitos do santo de Assis, o papa vem pregando, a seus fiéis, com exemplos e, se preciso, com palavras, o Evangelho. Que Nossa Senhora dos Anjos o proteja para que continue pontuando para todos o caminho de paz, união, perdão e indulgência, princípios seguidos no seu pontificado.

A professora Marlene Salgado de Oliveira é mestre em Educação pela UFF, doutoranda em Educação pela UNED (Espanha) e membro de diversas organizações nacionais e internacionais.

Matérias Relacionadas