Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Mulheres de Maricá criam coletivo para alavancar empreendimentos

Coletivo tem quase duas mil participantes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de março de 2021 - 22:30

Projeto criado por mulheres em Maricá deu início ao “Coletivo Colmeia”, que busca dar suporte à pequenos empreendimentos comandados por mulheres na cidade. O projeto é formado por quase duas mil mulheres e oferece cursos de capacitação, aulões, lives, palestras gratuitas e estudos sobre estratégias de empreendimento. O coletivo também atende mulheres de Niterói e São Gonçalo.

O coletivo foi fundado em 2018, por Thaisa Muniz, que é especialista em empreendedorismo feminino. O Colmeia é composto por mulheres que trabalham com advocacia, artesanato, beleza, confeitaria, fisioterapia, fotografia, lojas de roupa e psicologia. Os cursos acontecem de forma gratuita e elas estudam sobre finanças, marketing digital, organização e atendimento ao cliente. O grupo promove feiras presenciais e virtuais, nas quais as mulheres apresentam seus produtos e serviços.

“As mulheres tem muita força, elas vão sozinhas, mas quando elas encontram uma rede, um grupo que apoie, que a impulsione, que esteja com ela, ela vai muito mais longe e mais rápido, e ela consegue resultados muito mais expressivos” – diz Thaisa.

Cristina Fernandes é do ramo ótico há mais de trinta anos mas trabalhava com serviço à domicílio, apesar do grande público. Com ajuda do coletivo, aprendeu novas forma de administrar seu negócio.

“Uma amiga que sempre fez óculos comigo me apresentou o Colmeia, e aí entrei para o grupo. A minha história com a Colmeia é uma história de paixão. A gente cresceu muito no grupo com a Thaisa, porque ela realmente pega na nossa mão. O coletivo é uma família mesmo e a gente fica emocionada de ver crescer desse jeito”, conta Cristina.

Colmeia na pandemia

No último ano a rede duplicou de tamanho devido a migração para o meio virtual devido a pandemia. Surgiram atividades como consultoria virtual, treinamentos a distância e capacitação remota. O grupo criou um aplicativo, com o qual é possível achar os produtos e serviços de todas as empreendedoras. O conteúdo produzido pelo grupo é quase integralmente disponibilizado nas redes sociais do Colmeia Maricá.

Como o mês de março é conhecido pelo Dia Internacional da Mulher, o coletivo Colmeia irá intensificar feiras e estudos sobre finanças, controle emocional e outros temas.

Matérias Relacionadas