Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Vereadores vistoriam rios

Brandoas e Alcântara serão limpos pelo Instituto Estadual do Ambiente até fim do ano

relogio min de leitura | Redação 13 de agosto de 2015 - 21:59

Técnicos do Inea e vereadores Marlos Costa e Marco Rodrigues foram ver situação dos rios

Foto: Divulgação

Os rios Alcântara e Brandoas, em São Gonçalo, vão ser submetidos a uma verdadeira faxina. O trabalho de limpeza será realizado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e deve começar em 30 dias. Trechos mais críticos dos rios foram vistoriados, ontem, por técnicos do instituto e pelos vereadores Marlos Costa e Marco Rodrigues, integrantes da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Municipal.

O objetivo das obras de desassoreamento neste momento é evitar enchentes durante o período do verão. As intervenções incluem a desobstrução e alargamento da calha, em alguns trechos, aumentando assim a capacidade de escoamento das águas e, consequentemente, minimizando os riscos de transbordamento.

“Os técnicos constataram a necessidade da realização dos serviços de manutenção, a fim de prevenir enchentes nos períodos de chuvas torrenciais. Pedimos ajuda ao Inea para a realização das obras, pois queremos evitar um outro desastre natural na cidade, como ocorreu em 2010, quando o município ficou embaixo d’água”, explicou Marlos Costa.

Completamente tomado por muito lixo, mato e lama, os rios Brandoas e Alcântara cortam diversos bairros da cidade. “Este é um trabalho de prevenção, pois a grande preocupação hoje é desobstruir a passagem da água. A ideia é normalizar o curso dos rios e, para isso, é necessário a limpeza e a dragagem com a conscientização da população”, afirmou o vereador Marco Rodrigues.

Os parlamentares informaram, ainda, que a ideia é levar os técnicos do Inea até outros rios, canais e córregos que cortam a cidade. “Temos que intensificar este trabalho de limpeza nos oito rios que cortam São Gonçalo e seus mais de cem afluentes. Temos problemas graves também no Rio Madeira (Lindo Parque), Rio Marimbondo e seus afluentes (Canal da Paul Leroux e Porto Novo), Isaura Santarém (Jardim Catarina), entre outros”, garantiu Marlos Costa.

Matérias Relacionadas