Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Deputada do PSOL denuncia deputado por assédio sexual em Assembleia

Também foi registrada uma denúncia sobre quebra de decoro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de dezembro de 2020 - 10:21
O boletim de ocorrência do caso foi feito na última quinta-feira (17)
O boletim de ocorrência do caso foi feito na última quinta-feira (17) -

A deputada estadual Isa Penna (PSOL) registrou um boletim de ocorrência contra o também deputado Fernando Cury (Cidadania), na última quinta-feira (17), por assédio sexual. Isso porque na noite anterior, o representante do Cidadania teria sido flagrado passando a mão na região dos seios da colega durante uma sessão na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Sobre o caso, também foi registrada uma denúncia sobre quebra de decoro.

Nas imagens do caso, uma pessoa tenta impedir Cury de chegar perto de Penna, mas ele segue em direção à colega, se aproxima por trás dela e coloca as mãos na altura dos seios da deputada. No mesmo momento, Penna reclama do caso e repreende Cury, que se afasta. As imagens foram gravadas pela câmera da própria Assembleia.

Em entrevista ao CNN, Penna falou que se sentiu violada. "Eu me sinto absolutamente exposta, eu me sinto absolutamente violada em diversos sentidos. Seja pelas minhas prerrogativas enquanto mulher eleita, pela prerrogativa das minhas funções, exercendo meu trabalho, exercendo meu papel ali, discutindo o orçamento. Eu me sinto enojada", disse ela para Monalisa Perrone, da emissora.

Em uma nota, Penna informou que não é a primeira vez que ocorre esse tipo de assédio na Assembleia. "A deputada Isa Penna é conhecida por atuar em prol do combate à violência contra as mulheres e afirma que a violência política de gênero que sofreu publicamente na ALESP infelizmente não é um caso excepcional, dado que ela e as deputadas Mônica Seixas e Erica Malunguinho, do mesmo partido, já foram assediadas em ocasiões anteriores", disse a nota da assessoria da deputada. 

Em nota, Cury deu sua visão sobre o ocorrido. "A respeito dos fatos citados, esclareço que em nenhum momento houve o sentido de desrespeitar a colega deputada Isa Penna durante esse gesto.

De fato, me aproximo dela para participar da conversa junto ao presidente da Casa, sem incitação ou conotação de tal cunho relacionado à violência contra a mulher.

No momento, ao perceber a reação da deputada Isa Penna, fiz questão de pedir desculpas para evitar qualquer mal entendido.

Logo no começo do vídeo divulgado, se exibido na íntegra, é possível ver que estou “abraçado” a outro colega deputado, demonstrando assim que meu comportamento em nada tem a ver com a denúncia.

No próprio plenário, já me pronunciei sobre o caso e fico à disposição para qualquer esclarecimento.

Sou casado, pai de dois filhos e reconheço a importância de um bom exemplo dentro de casa.

Recrimino todo tipo de abuso e violência contra a mulher, e reforço meu respeito e luta para nessa questão de grande relevância e destaque para nossa sociedade.

Fernando Cury, deputado estadual", disse a afirmação da equipe do deputado.

O Cidadania, partido de Cury, também prestou uma nota de esclarecimento da situação.

"Nota de esclarecimento

“Com relação ao episódio envolvendo o deputado estadual Fernando Cury, o Cidadania, analisando as imagens, exige as devidas explicações do parlamentar e encaminha o caso ao nosso Conselho de Ética, para que, ouvido o representado, sejam tomadas providências cabíveis e efetivas.

A legenda não tolera qualquer forma de assédio e atuará fortemente para que medidas definitivas sejam adotadas. Temos uma história de luta em defesa dos direitos da mulher, que nenhuma pessoa pode macular. 

Brasília, 17 de dezembro de 2020

Arnaldo Jardim - presidente estadual do Cidadania de São Paulo

Roberto Freire - presidente nacional do Cidadania"

Matérias Relacionadas