Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Diáspora belarussa realiza evento online referente abertura de embaixadas populares de Belarus

Transmissão acontece na próxima quinta-feira (10), às 13h, através da plataforma Zoom

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 08 de dezembro de 2020 - 17:00
Em Belarus, manifestantes protestam  contra o presidente Aleksandr Lukashenko que está no poder desde 1994. Belarussos não reconhecem o resultado das última eleição que elegeu Lukashenko
Em Belarus, manifestantes protestam contra o presidente Aleksandr Lukashenko que está no poder desde 1994. Belarussos não reconhecem o resultado das última eleição que elegeu Lukashenko -

Na próxima quinta-feira (10), às 13h, será realizada a cerimônia de abertura da Embaixada Popular de Belarus no Brasil através da plataforma Zoom. A Embaixada Popular é uma iniciativa da diáspora belarussa para criar representações alternativas de uma Belarus democrática no exterior em meio à perda da legitimidade do atual regime no país. A abertura será realizada no formato de uma conferência online para mais de vinte países que apoiaram a iniciativa.

A ideia de criar embaixadas populares surgiu depois que as eleições em Belarus foram reconhecidas como ilegítimas pelo povo do país e pela comunidade internacional, e o Ministério das Relações Exteriores e as embaixadas que apoiavam o governo ilegal perderam o direito de representar os interesses do povo belarusso no exterior. Nesta situação, representantes da diáspora belarussa assumiram efetivamente as funções de embaixadas: informar sobre a situação no país, ajudar a concidadãos, defender os interesses de Belarus nas organizações internacionais e instituições políticas. Para continuar e ampliar este trabalho, o povo belarusso no exterior está implementando a iniciativa das Embaixadas Populares.

A decisão de criar a embaixada do povo é tomada pela diáspora belarussa que desempenha as funções de embaixadas oficiais com o objetivo principal de proteger os direitos e interesses do povo belarusso no exterior e defender os interesses da Belarus democrática.

A cerimônia de abertura das Embaixadas Populares que acontece contará com a presença de:

• Sviatlana Tsikhanouskaia, líder nacional da Belarus democrática

• Nicola Beer, Vice-presidente do Parlamento Europeu

• Pavel Latuchka chefe da Administração Popular Anti-Crise e representante do Conselho de Coordenação

• Sergey Lagodinsky, membro do Parlamento Europeu

• Saudações do Conselho da República Popular Belarussa em exílio

Durante a cerimônia, todas as Embaixadas Populares que planejam ser inauguradas em mais de vinte países também estarão representadas.

Link do convite: https://us02web.zoom.us/j/82896748555  

Matérias Relacionadas