Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Em votação apertada, Capitão Nelson é eleito prefeito de São Gonçalo

Capitão da PM derrotou o médico e gestor público Dimas Gadelha

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de novembro de 2020 - 19:34
Capitão da PM derrotou o médico e gestor público Dimas Gadelha
Capitão da PM derrotou o médico e gestor público Dimas Gadelha -

Por Thalita Queiroz e Claudionei Abreu

O capitão reformado da Polícia Militar Nelson Ruas, conhecido politicamente como Capitão Nelson (Avante), acaba de ser eleito pelos gonçalenses para governar a cidade pelos próximos quatro anos. Nelson obteve 50,79% dos votos, enquanto o adversário, Dimas Gadelha (PT) alcançou 49,21%. Votos nulos somam 11,07% e 223.352 eleitores não compareceram às urnas, somando uma abstenção de 33,65%.

O futuro prefeito da cidade ainda será diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que validará a eleição, e tomará posse do mandato em 1º de janeiro de 2021, em cerimônia na câmara municipal da cidade.

Capitão Nelson obteve o apoio dos candidatos derrotados no primeiro turno Ricardo Pericar (PSL) e Roberto Sales (PSD), além de deputados federais aliados ao presidente Jair Bolsonaro, que inclusive declarou apoio a Capitão Nelson na última semana de campanha do segundo turno.

Vitorioso no primeiro turno, sendo o mais votado, Dimas teve o apoio do atual prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), do prefeito eleito de Niterói, Axel Grael (PDT) e do prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT).

FESTA DA VITÓRIA

Cerca de 300 pessoas se reuniram no Comitê Eleitoral, localizado na Rua Coronel Rodrigues, em São Gonçalo. A expressão serena e tranquila do capitão no primeiro turno se repetiu na noite decisiva deste domingo. Um dos líderes do comitê agradeceu a população.

"O Capitão fez uma campanha fantástica. Eu quero agradecer a população e principalmente o presidente Bolsonaro e as igrejas que nos apoiaram. A partir de agora vamos pacificar São Gonçalo".

Capitão da PM derrotou o médico e gestor público Dimas Gadelha
Capitão da PM derrotou o médico e gestor público Dimas Gadelha |  Foto: Leonardo Ferraz
 

QUEM É O NOVO PREFEITO DE SÃO GONÇALO

Capitão Nelson tem 62 anos e chegou a São Gonçalo aos quatro anos de idade. Começou a carreira militar tornando-se fuzileiro naval e em seguida ingressou na Polícia Militar, onde alcançou o posto de capitão. Em 2004 candidatou-se a vereador pela primeira vez. Em 2018, Capitão Nelson candidatou-se a deputado estadual, mas não foi eleito. Porém, ocupou a cadeira em 2019 depois que o titular foi afastado.

A principal bandeira do prefeito eleito é a segurança pública. Nelson afirma que implementará o programa São Gonçalo Presente em todos os distritos para resgatar os espaços públicos. Além disso, promete criar o Centro Municipal de Comando e Controle, que irá coordenar diversas ações integradas de promoção da segurança.

Matérias Relacionadas