Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Crivella é denunciado por difamação eleitoral e propaganda falsa

Denuncia foi apresentada pela PRE

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de novembro de 2020 - 15:24
Crivella é denunciado por difamação eleitoral e propaganda falsa
Crivella é denunciado por difamação eleitoral e propaganda falsa -

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) denunciou o atual prefeito do Rio e candidato à reeleição pelo Republicanos, Marcelo Crivella, e Andréa Firmo, candidata a vice-prefeita, por difamação eleitoral e propaganda falsa em campanha. A denúncia foi protocolada pela PRE no Tribunal Regional Eleitoral na última quinta-feira, 26, e tem como base as declarações e material  distribuído pela campanha de Marcelo Crivella. No material, os candidatos do Republicanos atribuem ao adversário no segundo turno, Eduardo Paes (DEM), fatos ofensivos à sua reputação, difamação eleitoral e falsos para influenciar o eleitorado (propaganda falsa).

A PRE apresentou como provas um vídeo em que Crivella aparece ao lado de um deputado federal aliado, e em panfletos de propaganda no qual o candidato à reeleição atribui fatos falsos ao adversário. A pena prevista para cada crime de difamação eleitoral é de 3 meses a 2 anos de prisão e multa. Já o crime de propaganda falsa tem pena de 2 meses até um 1 de prisão, podendo ser maior quando a prática envolve a imprensa, rádio ou televisão.

Na denúncia, a Procuradoria também afirma que os crimes foram praticados pela campanha de Crivella com dolo, já que a divulgação foi feita em eventos de campanha que depois teriam sido reconhecidos por Crivella, em entrevista de jornal, que não correspondiam à verdade. Mesmo assim, o candidato continuou a propagar as informações falsas.

Matérias Relacionadas