Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0748 | Euro R$ 5,8452
Search

Governo brasileiro retira condecoração de embaixadora filipina

Marichu recebeu a maior honraria concedida a cidadãos estrangeiros

relogio min de leitura | Redação 03 de novembro de 2020 - 17:11
Imagens da câmera de segurança foram utilizadas em denúncia feita em agosto
Imagens da câmera de segurança foram utilizadas em denúncia feita em agosto -

O governo brasileiro publicou no Diário Oficial desta terça-feira (3) um decreto que torna sem efeito a concessão da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul à Marichu Barredo Mauro, embaixadora das Filipinas, flagrada por câmeras de segurança agredindo uma emprega doméstica, também filipina, que trabalhava em sua residência, no Brasil.

A Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul é a mais alta condecoração brasileira concedida a cidadãos estrangeiros.

O decreto foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

Marichu foi enviada ao Brasil em 2018 e possuía jurisdição na Colômbia, Guiana, Suriname, e Venezuela. O Ministério das Relações Exteriores das Filipinas disse que ela está sob investigação.

As imagens da agressão foram utilizadas como prova em uma denúncia apresentada contra a embaixadora em agosto, conforme afirmado pela emissora Globonews.

Matérias Relacionadas