Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Direção da Câmara decide por unanimidade que caso de Flordelis deve ser enviado ao Conselho de Ética

Deputada é acusada de ser mandante do assassinato do marido

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de outubro de 2020 - 14:02
Mandato da parlamentar pode ser cassado
Mandato da parlamentar pode ser cassado -

A Mesa da Câmara dos Deputados determinou por unanimidade, nesta quarta-feira (28), a remessa do caso envolvendo a deputada federal Flordelis para o Conselho de Ética da Casa. Agora, a apuração de investigação por quebra de decoro parlamentar contra a deputada, acusada de ser a mandante do assassinato do marido, será formalmente instaurada.

A reunião da Mesa Diretora aconteceu na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o relatório do corregedor da Câmara, Paulo Bengtson (PTB-BA), que recomendou o prosseguimento do caso ao Conselho de Ética, foi aprovado por todos os integrantes.

"O relatório foi aprovado de forma unânime e será encaminhado o caso da deputada Flordelis para a comissão de ética que, segundo o presidente, será encaminhada e retomada na próxima semana”, afirmou o corregedor da Câmara.

O relatório aprovado seguirá para o Conselho de Ética, mas não será analisado imediatamente, já que está fechado em razão da pandemia do novo coronavírus. Mas, segundo Bengtson, os deputados estão agilizando um acordo para que um projeto de resolução seja aprovado e o Conselho de Ética trabalhe de forma remota.

Um eventual processo no conselho pode levar à cassação do mandato da deputada. Por ter imunidade parlamentar, Flordelis segue em liberdade, mas, desde o dia 8, ela está sendo monitorada por uma tornozeleira eletrônica e deve fazer recolhimento noturno. A parlamentar demorou quase três semanas para acatar a ordem da Justiça para ser monitorada através do dispositivo. 

Matérias Relacionadas