Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Zeca Pagodinho notifica candidato a vereador que usou seu nome em campanha

Osmar usa o apelido "Zeca Pagodinho" desde 1997

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de outubro de 2020 - 13:00
O cantor não gostou do uso de seu nome na política
O cantor não gostou do uso de seu nome na política -

Os moradores da cidade de São Caetano, localizada em São Paulo, se surpreenderam quando viram o nome "Zeca Pagodinho" na lista de candidatos a vereadores do município pelo PDT. No entanto, ao contrário do que muita gente pensou inicialmente, o nome foi utilizado pelo eletricista e jornaleiro Osmar da Silva Lima, de 51 anos, que afirma se parecer fisicamente com o verdadeiro cantor Zeca Pagodinho e, por isso, pensou em usar o nome do sambista em sua eleição como uma forma de homenagem. No entanto, o verdadeiro Zeca não gostou disso e notificou extrajudicialmente o jornaleiro, pedido para que ele parasse de usar "Zeca Pagodinho" como seu nome político. 

Segundo informações, Osmar usa o nome Zeca por se parecer com ele desde 1997. É um apelido que foi dado a ele por seus amigos quando Osmar começou a usar o penteado "escovinha", típico do cantor, e quando ele passou a usar os óculos escuros redondo, que também é uma marca registrada do verdadeiro Zeca Pagodinho.

"Aí começou a brincadeira: Zeca Pagodinho está chegando", disse Osmar ao Uol. O candidato afirmou também que tocava pandeiro com seus amigos no bar, o que faz o apelido pegar mais ainda. 

Osmar também informou que, além da notificação do verdadeiro Zeca, ele também recebeu uma da Justiça Eleitoral que dizia que ele não poderia usar o nome Zeca Pagodinho em sua campanha, pois acabaria confundindo os eleitores. Depois disso, o candidato mudou seu nome de campanha para "Zeca". 

"Nunca foi minha intenção de usar o nome na maldade. Felizmente, ou infelizmente, porque eu gosto do ser humano que é o Zeca, gosto muito das letras dele, eu fico lisonjeado de alguém me chamar de Zeca Pagodinho mesmo sabendo que eu não sou o cantor", disse Osmar ao Uol.

Vale lembrar também que o nome Zeca Pagodinho é registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INP), por isso, ele pertence ao verdadeiro sambista. O verdadeiro Zeca sempre se manteve discreto sobre política, até porque, segundo seus advogados, esse é um tema que bipolariza o país e faz com que as pessoas passem a atacar outras virtualmente. Com mais esse motivo, o verdadeiro sambista Zeca Pagodinho não gostou da homenagem de Osmar.

Ao jornal Extra, o advogado do verdadeiro Zeca disse, quando entrou com o aviso extrajudicial para Osmar, que: “Ele (Osmar) está fazendo uso do nome artístico nacionalmente conhecido no intuito de causar confusão no eleitorado, visto que o Zeca Pagodinho nunca foi candidato. Se não atender, vamos entrar com uma medida judicial”. 

Osmar já usou o nome do sambista em uma outra candidatura em 2008 e ele afirmou que, na época, pediu autorização para o verdadeiro Zeca por e-mail. Mas, a assessoria do sambista negou tal informação e disse que Zeca não usa e-mail. 

Matérias Relacionadas