Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Obra do módulo do programa Médico de Família do Jacaré será concluída em novembro

Unidade vai oferecer assistência a cerca de seis mil pessoas, que serão atendidas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de outubro de 2020 - 19:30
Imagem ilustrativa da imagem Obra do módulo do programa Médico de Família do Jacaré será concluída em novembro

O novo módulo do programa Médico de Família do Jacaré, na Região Oceânica, já está com 90% da obra concluída. A previsão é que a unidade esteja pronta na primeira quinzena de novembro. Grande parte dos serviços de maior complexidade foram concluídos e, nesta reta final das intervenções, estão sendo feitos os acabamentos, as instalações de ar condicionado, luminárias, vidros e esquadrias, fechamento da grade externa, pintura de paredes e ferragens, além do paisagismo e telhado verde.

Quando entrar em funcionamento, este módulo vai oferecer assistência a cerca de seis mil pessoas, que serão atendidas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.Atualmente, a cidade conta com cerca de 220 mil cadastrados no Programa Médico de Família. A unidade do Jacaré é parte de um conjunto de iniciativas contempladas no escopo do Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), que é financiado pela Cooperação Andina de Fomento (CAF).

O projeto arquitetônico deste módulo do Médico de Família foi desenvolvido a partir de 12 requisitos envolvendo aspectos físicos e funcionais, como construção escalonada em níveis, respeitando a topografia original do terreno, preservação do escoamento natural das águas de chuva, desde a via de acesso, tanto à unidade quanto todos seus ambientes são acessíveis, preponderância de iluminação e ventilação natural e iluminação artificial  com lâmpadas de LED, telhado verde, captação de águas pluviais no terraço, com acúmulo em reservatório segregado para usos secundários, captação de energia solar, entre outras.

“O projeto da edificação se desenvolveu integralmente baseado no conceito ampliado de sustentabilidade que envolve, além dos aspectos ambientais, os aspectos econômicos, culturais e sociais. Além, portanto, de empregar técnicas construtivas e recursos tecnológicos característicos das construções que visam a sustentabilidade ambiental, a arquitetura prevê ambientes destinados a práticas alternativas de promoção da saúde e pretende, ainda, servir como modelo para divulgação dos sistemas e soluções implantados, estimulando ações de reprodução desses recursos”, enfatiza a coordenadora do PRO Sustentável, Dionê Marinho Castro.

A edificação está articulada a outro espaço público, que abrigará ambientes de pesquisa e extensão através de convênio entre a Prefeitura de Niterói e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com foco em desenvolvimento de sistema alternativo de tratamento de esgotos domésticos, plantio de hortas comunitárias, centro de reciclagem de materiais e ações de educação ambiental, articulando Universidade e comunidade local. 

A implementação desse centro de pesquisa conjugado à unidade do programa Médico de Família, ressalta Dionê, traz uma nova perspectiva para o olhar sobre a importância da sustentabilidade ambiental associada aos cuidados de saúde da população.

“Esses equipamentos utilizarão técnicas verdes e, desta forma, além de atenderem aos objetivos específicos a que se destinam, servirão ainda ao uso didático, apresentando várias possibilidades de aplicação de tecnologias verdes através da realização de cursos e seminários utilizando os exemplos adotados nas construções”, detalha Dionê. 

Matérias Relacionadas