Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Governo do estado irá aprovar automaticamente todos os alunos em 2020

Objetivo é reforçar vínculo com alunos, garante secretário

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de outubro de 2020 - 17:22
Objetivo é reforçar vínculo com alunos, garante secretário
Objetivo é reforçar vínculo com alunos, garante secretário -

O secretário estadual de educação, Comte Bittencourt, afirmou que a SEEDUC irá aprovar automaticamente todos os matriculados na rede estadual de ensino em 2020 como uma medida para evitar a evasão escolar dos alunos que foram afetados pela pandemia da Covid-19.

"Nós temos o quadro hoje de quase meio milhão de jovens que ficaram sem nenhuma relação com a vida escolar nesses últimos sete meses de pandemia. Num país como o nosso, que tem várias injustiças sociais no seio da sociedade, nós pensarmos num processo de retenção, pela simples reprovação, por uma culpa que foi do estado, através do governo, que não ofereceu o mínimo de relação acadêmica nesse período", afirmou Comte em entrevista ao programa "Bom dia Rio", da Rede Globo.

Comte afirmou que a Secretaria de Educação está fazendo um diagnóstico individual de cada aluno para entender as necessidades e o nível de avanço de cada um e ir passando as matérias desse ano em 2021 e até em 2022, se necessário. Esse trabalho está sendo auxiliado especialistas de várias instituições acadêmicas. O Secretário afirma que todo o planejamento da secretaria buscará recuperar os objetivos escolares.

"Aqui no Rio, quando se fala em aprovação automática nos remete ao período dos anos 80 em que a aprovação automática era contínua e sistêmica na educação pública. Isso é cruel com a escola, pois é local de estabelecer responsabilidades, de construir currículo de aprendizado. Mas em 2020, o mundo todo não fala em reprovação. Temos que olhar 2020 como uma parte de 21 e até de 22, se for necessário. Nós vamos criar itinerários dando aos professores diversas ferramentas avaliativas para que cada aluno possa recuperar os objetivos escolares", afirmou.

Matérias Relacionadas