Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Semana da mulher no Samba: aprovado projeto de lei da deputada Renata Souza

Medida inclui data no calendário do Estado do Rio de Janeiro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de setembro de 2020 - 20:50
Imagem ilustrativa da imagem Semana da mulher no Samba: aprovado projeto de lei da deputada Renata Souza

Aprovado, nesta terça-feira (29),  projeto de lei de autoria da Deputada Estadual Renata Souza (PSOL), que inclui no calendário do Estado do Rio de Janeiro a Semana da Mulher no Samba. A semana dos dias 13 a 19 de abril será dedicada a celebração das mulheres samba. A escolha da data tem como marco temporal o nascimento de Ivone Lara da Costa, nascida em 13 de abril de 1922. 

“A instituição  da Semana da Mulher no Samba tem a finalidade dar visibilidade as mulheres sambistas, destacar o papel de protagonista e reconhece a importância das mulheres na constituição desse gênero musical, uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.” Celebra a deputada Renata Souza.

Originário do Rio de Janeiro, derivado do samba de roda, um tipo de dança de raízes africanas nascido na Bahia, região Nordeste do país. A história dessa construção  musical, cultural, de resistência e de luta que o samba representa não seria a mesma sem as mulheres. Além de uma vitória para a preservação da nossa cultura e  memória, as atividades decorrentes da lei como eventos, festividades, divulgações, seminários, competições, palestras nas escolas, universidades, praças, teatros e todos os equipamentos culturais vão movimentar a economia do estado gerando emprego e renda.

Matérias Relacionadas