Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Facebook diz que não cumprirá decisão do STF de bloquear contas bolsonaristas

Ministro determinou suspensão em âmbito internacional mas ação não foi feita

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de julho de 2020 - 15:24
Ministro do STF, Alexandre de Moraes, disse que decisão não foi cumprida pelo Facebook
Ministro do STF, Alexandre de Moraes, disse que decisão não foi cumprida pelo Facebook -

A rede social Facebook decidiu não bloquear as contas de bolsonaristas ligados aos investigados no inquérito que apura as fake news. A determinação do bloqueio veio do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido do ministro Alexandre de Moraes.

Em nota, a rede social disse que vai recorrer da decisão que saiu na última quinta (30), que prevê o bloqueio do Twitter e Facebook em escala internacional, já que os perfis trocaram seus respectivos países de origem nas configurações das redes sociais, para burlar o bloqueio e voltar a usar as contas. Com essa mudança de nacionalidade, o Facebook alegou que respeita a legislação dos países onde atua.

Entre os alvos da investigação estão o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), o blogueiro Allan dos Santos, os empresários Luciano Hang (da Havan), Edgard Corona (da Smart Fit) e a ativista Sara Giromini.

O ministro do STF publicou uma análise pericial em suas redes sociais, revelando que o Facebook e Twitter não seguiram sua determinação e que não foi integralmente cumprida.

“As redes sociais Twitter e Facebook continuam permitindo que os perfis sejam acessados através de endereços IP de fora do Brasil, ou seja, permitindo que sejam acessados normalmente a partir de outros países. Isto possibilita que usuários do Brasil utilizem serviços de roteamento de conexão, como VPNs, contornando este tipo de bloqueio e acessando os perfis em território nacional, como se estivessem em outros países”, citou ele.

Matérias Relacionadas