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Conselho de Medicina parabeniza Hospital Universitário Antonio Pedro

Felicitação foi devido a qualidade de atendimento durante pandemia

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de julho de 2020 - 23:00
Imagem ilustrativa da imagem Conselho de Medicina parabeniza Hospital Universitário Antonio Pedro

Após visita de fiscalização do nível de equipamentos de proteção individual no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP), o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ) emitiu nota parabenizando a direção e os médicos da unidade “pelo excelente trabalho realizado na emergência da unidade”.

O conselho considerou que houve significativa melhoria na qualidade de atendimento do Huap e adequação às normas de segurança dos servidores com a compra de material de proteção extra. O pregão realizado visou garantir o estoque suficiente para mais de 30 dias de utilização pelos profissionais de saúde. 

Segundo o reitor da Universidade Federal Fluminense, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, a nota do CREMERJ é um reconhecimento importante do esforço de gestão realizado no Huap em um momento delicado. “A equipe se mobilizou para atender a todos os requisitos e o resultado foi institucionalmente reconhecido pelo Conselho. É uma vitória importante e que referenda, mais uma vez, o excelente trabalho desenvolvido no Huap, que a despeito de todas as dificuldades de financiamento e os enormes impactos provocados pela pandemia, vem respondendo em alto nível, com segurança para os trabalhadores e excelência e eficácia nas suas ações”, disse Antonio Claudio.

De acordo com o superintendente do HUAP, Tarcísio Rivello, o hospital não teve qualquer tipo de problema com os equipamentos até o momento e a atuação coordenada das gerências foi fundamental para agilizar o pregão num momento de escassez de fornecimento e dificuldade logística. “Estamos fornecendo todos os EPIs conforme orientações do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária, com acompanhamento da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, em número suficiente para a segurança de nossos colaboradores e para o atendimento de nossos pacientes”.

Ele fez questão de compartilhar os elogios com toda a equipe de direção e de atendimento direto aos pacientes:

 "O HUAP adotou a estratégia de buscar informações com outros hospitais da rede e constituiu um grupo de crise com reuniões cotidianas, às vezes até duas vezes por dia, com vários setores envolvidos, não só na ação da prevenção da Covid-19, como também nas ações pós internação do paciente. Fizemos vários protocolos para o enfrentamento. Isso nos exigiu muita a prática de escutar, escutar muito. Temos que enaltecer o envolvimento e o aspecto crítico de todos os colaboradores, buscando o melhor atendimento possível. Criamos coletivamente um Plano de Contingência para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus, que é muito importante como documento orientador. Então, o agradecimento e o reconhecimento são as palavras chave. Agradecemos e parabenizamos os profissionais de todas as áreas, mas em especial aos médicos, aos técnicos de enfermagem, aos enfermeiros, à fisioterapia. Enfim, todos que estão lidando diretamente com o paciente", afirmou Tarcísio.

Atuação do HUAP na pandemia

Desde o início de março, o Huap enfrentou um enorme desafio de transformação de seus processos internos para oferecer atendimento de qualidade durante a pandemia de Covid-19 e garantia de plenas condições de trabalho e segurança para os profissionais de saúde. Para isso, medidas foram elaboradas em diversas frentes, envolvendo: contratação de funcionários, testagem interna de Covid-19, capacitação, compra de EPIs, sanitização constante dos espaços, programas de saúde mental, transporte e hospedagem.

Já foram realizados cerca de 360 testes de Covid-19 nos funcionários do HUAP. Atualmente, qualquer colaborador pode fazer o teste caso tenha algum sintoma gripal, mesmo que apresentado de forma leve. Para isso, o profissional deve procurar o atendimento por telefone, informar os sintomas e agendar o teste. O agendamento da coleta deverá ser feito através dos telefones: 2629-9408 ou 2629-9421. 

A testagem é feita no formato drive-thru, pela porta lateral da unidade e dentro do carro, para evitar o contato com o Huap e com as outras pessoas que se encontram no local. Caso o profissional não possua transporte próprio e resida no município de Niterói, o Huap orienta entrar em contato com a Coordenação de Vigilância em Saúde de Niterói (COVIG) através dos telefones: 2719-4491/2717-7831/2717-1294 ou através de e-mail: covig.niteroi@gmail.com para realização de coleta domiciliar pela COVIG. Caso não resida em Niterói, consulte a vigilância epidemiológica do seu município.

Além disso, o Huap tem se reforçado com profissionais para o enfrentamento da pandemia. Já foram contratados cerca de 160 funcionários pelo Processo Seletivo Emergencial da Ebserh ao longo dos meses. Outros 200 foram convocados pela Prefeitura Municipal de Niterói em abril. Todos são temporários e atuam exclusivamente no combate à Covid-19.

A equipe permanente e os contratados foram capacitados para se adaptar às normas de segurança e atendimento em contexto de pandemia. Foram realizados 38 treinamentos tanto para os profissionais de saúde que chegam para auxílio, quanto para os que já são do quadro fixo do Huap. São treinamentos gerais de Covid-19, como de ventilação mecânica, e como fazer o processo de paramentação e desparamentação dos EPIs.

Também foram desenvolvidas soluções para atender funcionários que, por motivos de saúde ou de logística, não possam voltar para suas residências durante o período da pandemia. O projeto Hospedagem Solidária oferece estadia gratuita para profissionais de saúde do hospital no Hotel Solar do Amanhecer com direito a café da manhã, almoço e jantar.

Outro ponto essencial é referente à saúde mental dos funcionários que enfrentam as dificuldades de enfrentamento cotidiano à pandemia. O setor de Psicologia do HUAP disponibilizou acolhimento e escuta àqueles profissionais de saúde que necessitarem de suporte psíquico ou emocional. O trabalho, chamado psiCOVIDa, é oferecido aos profissionais do hospital de forma presencial ou online. O objetivo do trabalho é levar aos acolhidos a mensagem de que eles não estão sozinhos neste momento.

 "As ações, como o Psicovida, de suporte aos profissionais, são fundamentais em momentos como esse. A importância dessas ações voltadas para os colaboradores que estão envolvidos é que a instituição traz segurança a eles. Além disso, acaba trazendo também uma inovação. Dessa forma, o profissional se sente incluído no processo. É mais do que ensinar o profissional, é fazer discussões com ele”, explicou o superintendente do HUAP.

Muitas outras iniciativas estão em desenvolvimento e podem ser consultadas na página oficial do HUAP.

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