Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Prêmio Novos Pesquisadores, em Maricá, é cancelado devido a pandemia

Iniciativa tem como objetivo promover a integração dos saberes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de julho de 2020 - 11:00
Sérgio Mesquita cancelou a edição deste ano e anunciou novidades para 2021
Sérgio Mesquita cancelou a edição deste ano e anunciou novidades para 2021 -

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações cancelou a 4ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores em virtude da pandemia da Covid-19. A decisão levou em consideração os reflexos da pandemia nos prazos de confecção, inscrição e análises dos trabalhos, a mudança no calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros efeitos no ambiente de Educação. A 4ª edição será realizada no próximo ano.

De acordo com o responsável pela pasta, Sérgio Mesquita, a edição será repleta de novidades. “Por conta da diminuição das inscrições no Ensino Médio graças ao ENEM, incluiremos o 8º ano do Ensino Fundamental, todas as séries do Ensino Médio e seus correlatos no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O ENEM e as queixas de alguns alunos que terminavam o Ensino Fundamental, em ter que esperar dois anos para participarem mais uma vez, também pesaram na decisão”, disse o secretário, acrescentando que nas edições anteriores o prêmio teve uma média de 70 inscrições.

Até a edição passada, o Prêmio Novos Pesquisadores era destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, o 3º ano do Ensino Médio, os do sistema EJA, além de alunos da rede particular, profissionais da educação, que são intitulados de orientadores.

O secretário adiantou que está sendo licitada a publicação do livro “Prêmio Novos Pesquisadores” com os 32 melhores trabalhos dos anos de 2017 e 2018.

“Será distribuído entre os alunos e orientadores para a Biblioteca Municipal, para as escolas do município, às faculdades que participam do Programa Passaporte Universitário, às universidades federais e estaduais do Rio de Janeiro e outras que desenvolvem ou desenvolveram trabalho no município”, contou.

O Prêmio Novos Pesquisadores tem como objetivo promover a integração dos saberes no processo de ensino/aprendizagem e suas interfaces com a construção do conhecimento tendo como tema disparador o município de Maricá sob os enfoques histórico, ambiental, cultural, social, econômico e seus arranjos produtivos e sustentáveis, científico e tecnológico e suas iniciativas para a inovação e ética no que se refere ao respeito aos direitos humanos.

Pelos critérios adotados, cada estudante pode escrever somente um artigo contendo entre 8 e 12 páginas. Cada aluno escolhe um professor ou um orientador (Pedagógico ou Educacional) de sua escola para fazer o papel de Orientador em seu trabalho. Os três melhores colocados de cada categoria, incluindo autores e orientadores, levam para casa um notebook.

Matérias Relacionadas