Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,0665 | Euro R$ 5,8376
Search

Senado discute nesta segunda sobre o adiamento das eleições municipais

Eleições estão marcadas para os dias 4 e 25 de outubro

relogio min de leitura | Redação 22 de junho de 2020 - 14:37
A opção mais provável é que as eleições sejam realizadas em novembro
A opção mais provável é que as eleições sejam realizadas em novembro -

O Senado Federal juntamente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) discutem nesta segunda-feira o possível adiamento das eleições de 2020. Inicialmente marcadas para os dias 4 e 25 de outubro (1º e 2º turno), a votação deve acontecer mais a frente para evitar aglomerações enquanto o país ainda estiver preocupado com a pandemia do novo coronavírus.

O presidente do TSE, Luiís Roberto Barroso, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), a Confederação Nacional dos Municípios e outras entidades nacionais interessadas no tema devem decidir sobre o assunto em uma sessão iniciada às 14h desta segunda-feira (22). A decisão tomada na reunião será encaminhada para o Senado para votação. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP) marcou a votação para amanhã (23). Se aprovado em dois turnos pelo Senado, o texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

A opção mais provável é que as eleições sejam realizadas em novembro. Tanto Alcolumbre como Rodrigo Maia têm se mostrado favorável à mudança.

Além das aglomerações, outro fator para que as eleições sejam adiadas seria a falta de tempo dos candidatos para fazer suas campanhas, já que o principal assunto nacional tem sido a pandemia.

Em entrevista, Barroso considerou que a votação tem que acontecer ainda este ano, seja lá como for. Ele afirmou ainda que não cogita a hipótese de prorrogação do mandato dos atuais prefeitos e vereadores.

Matérias Relacionadas